2° lote do IR será liberado. Veja como consultar se seu nome está nele
Receita Federal libera na quinta, 23, as consultas ao segundo loteQuer saber se você está neste segundo lote de restituição do Imposto de Renda? A partir desta quinta-feira, dia 23, você já pode consultar se faz parte da lista do 2º lote de restituição. A consulta costuma ser liberada a partir das 10 horas no site da Receita Federal ou no Portal e-Cac.
Contudo, essa semana será apenas uma consulta, pois o pagamento será realizado no dia 30 de junho. Os primeiros pagamentos foram feitos em 31 de maio para os grupos prioritários – pessoas com deficiência ou doenças graves. Recebem neste lote aqueles que entregaram a declaração nos primeiros dias e não caíram na malha-fina.
Embora não exista uma regra clara sobre a ordem das declarações, é comum que aqueles que declaram antes sejam priorizados para receber a restituição.
A partir deste segundo lote todos terão a correção de 1% com base na Selic (taxa básica de juros da economia). Na semana passada, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central elevou a Selic em 0,5 ponto percentual de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. Isso significa que aqueles que têm restituição a receber terão ganhos maiores.
Quer saber como realizar a consulta a fim de verificar se está neste segundo lote? Vamos ensinar a seguir.
Como fazer a consulta ao lote do Imposto de Renda?
Então para saber se o seu nome está no segundo lote de restituição, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo Pessoa Física. Veja os passos a seguir:
Pelo site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Informe o CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Pelo Portal e-Cac:
- Acesse o Portal e-CAC e clicar em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
Depósitos da restituição
A restituição é paga na mesma conta que você informou no ato da declaração do Imposto de Renda. Se você não lembra qual conta informou, não tem problema. Ao consultar sua restituição pelo site ou app, a Receita Federal informa:
- O nome do banco e número da agência em que o depósito será feito;
- O número do lote;
- A partir de qual data o pagamento estará disponível (no caso do 2º lote, 30 de junho);
- A “Situação da Restituição”.
Outra forma de verificar a conta cadastrada é olhando o recibo de entrega da declaração ou as últimas páginas do extrato de declaração, onde existe a seção “Informações Bancárias”.
Calendário de restituição do IRPF 2022
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.