Como realizar a consulta ao 2° lote do Imposto de Renda?

Receita vai realizar os pagamentos na próxima sexta-feira, dia 30

A Receita Federal liberou na última sexta-feira a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Todavia, o pagamento do segundo lote terá início no dia 30 de junho. O pagamento será feito em 5 lotes e se estenderá até 29 de setembro.

No segundo lote do Imposto de Renda 2023, serão contemplados os contribuintes com prioridade de recebimento. Isso inclui os idosos com idade igual ou superior a 80 anos, os contribuintes entre 60 e 79 anos,. 

Além disso, as pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave, os contribuintes cuja principal fonte de renda é proveniente do magistério, além daqueles que não têm prioridade legal, mas escolheram usar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição via Pix.

E, por fim, os contribuintes que entregaram a declaração no início do prazo.

Confira qual é o cronograma completo de restituição do Imposto de Renda 2023.

Destaques sobre *** por e-mail

Cronograma de restituição do Imposto de Renda 2023

    • 1º lote: pago em 31 de maio (já foi liberado) 
  • 2º lote: pago em 30 de junho (a liberar)
  • 3º lote: pago em 31 de julho 
  • 4º lote: pago em 31 de agosto 
  • 5º lote: pago em 29 de setembro

O Cronograma de restituição do Imposto de Renda previu o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro.

Como fazer a consulta da restituição do IR?

Para consultar se você receberá o pagamento da restituição, acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.

Nesta aba, você poderá fazer uma consulta simplificada ou completa do status da declaração através do extrato de processamento.

Lembrando que se existir alguma pendência na declaração, você poderá aproveitar para corrigi-la neste momento.

Onde ocorre o depósito da restituição do IR 2023?

A restituição do Imposto de Renda 2023 deve ter o depósito diretamente na conta bancária informada na hora de realizar sua declaração. 

Assim como no ano anterior, este ano os contribuintes poderão receber seu pagamento também via Pix, caso tenha sua chave na declaração. 

Caso o valor não fique disponível, será possível resgatá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil, por até um ano. Todavia, se ainda assim ele não ocorrer, o contribuinte poderá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis