Governo divulga datas da declaração do Imposto de Renda. Confira

Conhecer as datas da divulgação do Imposto de Renda é importante para começar a se preparar a tempo e evitar maiores problemas

Acabou o mistério. A Receita Federal divulgou oficialmente o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda deste ano. Esta é uma informação muito importante para que os contribuintes possam se preparar da melhor maneira, e consigam evitar maiores problemas no processo.

De acordo com o Fisco, os contribuintes poderão declarar o Imposto de Renda deste ano a partir do dia 15 de março. Além disso, também ficou definido que o prazo seguirá aberto até o dia 31 de maio, a última data para o envio da documentação.

Aumento de tempo para o Imposto de Renda

Até o ano de 2022, os contribuintes tinham um prazo menor para o envio desta declaração do Imposto de Renda. Em condições normais, eles podiam enviar a documentação entre o início de março e o fim do mês de abril.

A partir de 2023, este prazo foi elevado. A Receita optou por iniciar a janela de envio um pouco mais tarde (15 de março) e fechar este período apenas no final do mês de maio.

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com o Fisco, este prazo elevado é definitivo, ou seja, de agora em diante todas as janelas de envio do Imposto de Renda devem começar em 15 de março e acabar no último dia de maio.

Informes do Imposto de Renda

Ainda tomando como base as informações da Receita Federal, os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para enviar o informe dos rendimentos referentes ao ano de 2023. Este prazo, aliás, também é válido para bancos e corretoras de valores.

Mesmo que o processo de declaração do imposto de renda ainda não tenha sido iniciado, a dica é já começar a procurar pelos documentos que podem ajudar no processo. Caso você não encontre algum, terá mais tempo para solicitar uma segunda via, por exemplo.

Em caso de dúvidas, uma dica é entrar em contato com um contador de sua confiança para ajudar no processo de envio da declaração com mais segurança.

Aumento da isenção

Se, por um lado, não há mudanças em relação ao prazo de envio, o mesmo não se pode afirmar sobre a faixa de isenção. Uma Medida Provisória (MP) publicada pelo governo federal estabeleceu um aumento do grupo de pessoas que estão livres dos pagamentos deste ano. 

O que diz a MP? todos os brasileiros que têm renda de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.824, não precisam pagar o Imposto de Renda este ano. A estimativa do Ministério da Fazenda é que algo em torno de 15,8 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis