Imóvel alugado: como declarar no Imposto de Renda?

Dono do imóvel e inquilino devem informar os valores na hora de preencher a declaração do IR 2024.

Tanto quem aluga quanto quem mora em um imóvel alugado precisa estar atento à declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal cruza os dados para garantir que os valores declarados como renda pelo locador e o que é pago pelo locatário são compatíveis.

O prazo para entregar o Imposto de Renda (IR) finda em poucos dias (31 de maio) e a dica é não deixar para a última hora. Isso porque quem entrega depois da data está sujeito a multas, além de penalidades como a inclusão na malha fina. 

Todos os anos há mudanças no IR, principalmente na declaração de imóveis. Para evitar problemas, é fundamental que toda pessoa elegível à declaração reúna toda a documentação e a preencha com cuidado e antecedência. 

Como declarar gastos com aluguel?

O melhor caminho para o inquilino é solicitar do locador seu informe de rendimentos para que as despesas de locador e inquilino sejam correspondentes. Reforçamos que é altamente recomendável o apoio de um profissional de contabilidade para auxiliar ou executar esse processo.

Destaques sobre *** por e-mail

Como declarar outras despesas do imóvel no Imposto de Renda?

Despesas como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxa de condomínio não devem ser incluídas na declaração; apenas os valores referentes aos aluguéis devem ser informados.

Com relação a obras ou reformas estruturais, essas devem ser declaradas. Porém, segundo a Lei do Inquilinato, essas reformas devem ser custeadas pelo locador do imóvel. Dessa forma, ele é responsável por incluí-las na declaração à Receita.

Como declarar imóveis com aluguel para mais de uma pessoa no IR?

Cada inquilino precisa declarar sua parte proporcional do aluguel no IR. Para isso, é importante ter os valores corretos do que foi pago durante o ano e a proporção que cada um contribuiu. 

Na declaração, o valor total do aluguel é dividido pelo número de inquilinos. Manter uma comunicação clara entre os inquilinos e guardar os comprovantes de pagamento são passos essenciais para evitar problemas fiscais.

Que cuidados tomar na hora de declarar o aluguel?

O contribuinte deve guardar todos os recibos referentes aos pagamentos de aluguel dos últimos cinco anos. Este é o prazo fixado pela Receita para o contribuinte fazer uma eventual declaração retificadora.

O ideal é guardar também os recibos de taxas de condomínio, IPTU e gastos com a reforma do imóvel.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis