Imposto De Renda 2023: o que é o carnê-leão e qual sua importância?

Entenda o que é o Carnê-leão, quem deve pagá-lo e como declarar esse documento no seu IR 2023
- Anúncio -

O envio da declaração do Imposto de Renda de 2023 começou hoje, dia 15 de março, e segue até o dia 31 de maio. Portanto a hora é agora de tirar todas as dúvidas. Muitos contribuintes estão perguntando sobre o carnê-leão.

Utiliza-se o carnê-leão  para o recolhimento do IR da Pessoa Física que oferece serviço para outra Pessoa Física e outros profissionais. 

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda o que é o carnê-leão, quem deve pagar este documento e como declarar ele no seu Imposto de Renda de 2022.

O que é o Carnê-leão?

Quem trabalhou de carteira assinada o pagamento dos tributos como Imposto de Renda de 2023 foi feito mensalmente, o desconto é automático na folha de pagamento.

Entretanto, quem exerceu suas atividades em 2022 como profissional autônomo e recebeu como Pessoa Física, o carnê-leão é como esse profissional pagará o seu Imposto de Renda de 2023.

Portanto, este documento é utilizado para realizar o recolhimento do IR do profissional que presta serviços para outra Pessoa Física. 

Como já citamos, o carnê leão é obrigatório para autônomos que ganham acima da primeira faixa do Imposto de Renda 2023, e para outros cidadãos, como:

  • Funcionários da justiça como: tabeliães, oficiais, notários, entre outros;
  • Contribuintes com atividades relacionadas ao transporte de cargas;
  • Pessoas com atividades leiloeiras;
  • Produtores rurais;
  • Quem recebe pensão alimentícia;
  • Quem recebe aluguel de imóveis.

Estão isentos de carnê-leão a Pessoa Física que trabalha para Pessoa Jurídica ou que tem vínculo empregatício com outra Pessoa Física (como empregados domésticos).

Como declarar o carnê no Imposto de Renda 2023?

Desde 2021 o carnê-leão pode ser preenchido pelo portal e-CAC da Receita Federal.

Portanto, para emitir o documento para o Imposto de Renda 2023 é só o portal, e  realizar os seguintes passos:

  •  Acesse a aba “Meu Imposto de Renda”; 
  • Após isso, clique em “Declarações” e “Acessar Carnê-Leão”.
  • Após acessar, o contribuinte deve preencher o documento conforme os meses do ano com seu faturamento;
  •  Além dos ganhos, devem ser informados os gastos relativos ao respectivo mês, (para uma possível dedução).

Após o preenchimento do documento, o portal e-CAC emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), para pagamento do imposto devido.

Portanto, emita mensalmente seu carnê se você é um dos contribuintes obrigados ao pagamento deste documento e, separe toda sua documentação necessária para declarar o Imposto de Renda 2023.

Todavia, se você estiver obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2023, comece a se organizar e envie sua declaração o mais rápido possível, para receber sua restituição nos primeiros lotes.

Qual a importância do Carnê-leão?

Preencher o Carnê-leão mensalmente e ficar em dia com essa obrigação é um jeito de o contribuinte manter os seus rendimentos legalizados e pagos. Isso é essencial para a declaração de Imposto de Renda anual.

O principal objetivo desse pagamento antecipado é taxar e controlar as operações de valores que não tiveram seus tributos deduzidos na fonte pagadora, mantendo o contribuinte devidamente em dia com o fisco.

O fato do contribuinte estar dentro do limite de isenção apenas significa que não precisava emitir esse carnê. Entretanto, é necessário declarar qualquer valor ao fazer a Declaração Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), mesmo com os valores abaixo do limite, para não cair na malha fina.

Datas das restituições do IR 2023

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis