Imposto de Renda 2024: como declarar PIX passo a passo

Tire suas dúvidas de uma vez por todas com relação a esse tema

Com o surgimento do Pix como um meio de pagamento e a necessidade de apresentar pagamentos feitos através dele para o Leão, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de declarar Imposto de Renda (IR).

Portanto, o texto a seguir vai dissolver suas dúvidas na hora de acertar as contas com o Leão.

Pix gera Imposto de Renda (IR)?

A transação via Pix é apenas uma forma de pagamento ou recebimento de valores, dessa forma, o montante originado dela gera Imposto de Renda. Portanto, todos os valores que você receber ou pagar em Pix precisam de informação ao Leão – junto com a origem deles – por contribuintes que estejam fora do novo teto do IR que o governo definiu.

Por exemplo, se você aluga uma casa para outra pessoa e recebe os valores do aluguel via Pix, eles precisam ter informação no seu Imposto de Renda, na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”.

Destaques sobre *** por e-mail

Porque devem ser discriminados no carnê-leão e, portanto, serem considerados pela Receita Federal como valores válidos para o recolhimento mensal de tributação.

A inclusão desse recebimento no carnê-leão acontece desde 2023, no caso de transações recebidas de outra pessoa física que não sejam doações ou empréstimos e tenham valor igual ou maior do que R$ 2.640. 

Apenas doações recebidas justamente via Pix são isentas do Imposto de Renda, então, nesses casos, você as declararia na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Como declarar PIX no IR?

1 – Reúna todos os seus informes de rendimentos, coletados por você diretamente no site ou aplicativo das instituições bancárias em que você tem contas cadastradas no seu CPF.

2 – Acesse o Portal e-CAC, procure por “Meu Imposto de Renda” e pelo ano-calendário correspondente para começar a sua declaração.

3 – Busque por “Acessar Carnê-Leão” e faça o cadastro se for o seu primeiro.

4 – Em seguida, acesse a aba “Rendimentos Recebidos” para informar o Pix na declaração do Imposto de Renda.

5 – Declare todos os Pix que você recebeu de pessoas jurídicas (empresas) no campo com o mesmo nome e informe os dados solicitados. Faça a mesma coisa para Pix recebidos de pessoas físicas, em “Rendimentos Recebidos Pessoa Física”.

6 – Informe também os pagamentos em Pix realizados por você. Tudo na seção “Pagamentos Efetuados”.

7 – Verifique se é necessária a declaração de outros rendimentos. Para você comprovar a legalidade de algum Pix e revise a sua declaração antes de enviá-la.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis