Imposto de Renda: aberta consulta a novo lote da restituição

Receita Federal abriu nesta quinta-feira (21) mais uma consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda do ano passado

A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (21) o processo de consulta a mais um lote residual da restituição do Imposto de Renda. A partir de agora, todos os contribuintes podem confirmar se estão entre os selecionados para esta nova rodada.

De acordo com as informações oficiais, neste mês de março pouco mais de 206 mil contribuintes serão contemplados com a nova rodada do lote residual. Ao todo, a Receita Federal pretende liberar algo em torno de R$ 339 milhões com os pagamentos.

Quem poderá receber a restituição

Segundo a Receita Federal, poderão receber o novo lote da restituição do Imposto de Renda os seguintes grupos:

  • 4.201 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 28.541 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.404 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.910 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 106.096 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 56.778 contribuintes não prioritários.

Destaques sobre *** por e-mail

Em todos os casos, estamos falando de pessoas que declararam o Imposto de Renda em 2023, ou em competências anteriores, e que caíram na malha fina, e por isso não conseguiram receber a restituição nos lotes regulares do ano passado.

Como eles conseguiram regularizar as suas situações junto ao Fisco, passaram a ter o direito de receber o lote residual já a partir da próxima semana.

Consultando a restituição

Não é necessário sair de casa para realizar a consulta em questão. Através do site oficial da Receita Federal, basta inserir os seus dados pessoais e verificar se você está ou não entre os selecionados para este novo lote do Imposto de Renda.

Se você estiver entre os selecionados, basta esperar mais uma semana para receber o saldo em sua conta. Não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação. O saldo será depositado automaticamente na mesma conta que foi informada por você no momento da declaração do Imposto de Renda.

Caso você não tenha sido selecionado, é preciso resolver a sua pendência junto ao Fisco. Para tanto, é importante abrir o seu perfil no programa oficial da declaração do Imposto de Renda, identificar o erro e consertar o problema para ter chance de receber a restituição em um próximo lote.

Imposto de Renda

A Receita Federal abriu no último dia 15 de março o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda para este ano de 2024. Os contribuintes têm até o próximo dia 31 de maio para realizar este procedimento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis