Imposto de Renda: cerca de 18 milhões ainda não declararam. Veja quem precisa
Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (18) novos detalhes sobre o número de declarações do Imposto de Renda já enviadasFalta menos de um mês para o fim do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024. De acordo com as informações da Receita Federal, quem ainda não realizou o envio precisa correr. Isso porque o prazo se esgota no próximo dia 31 de maio.
Nesta quarta-feira (15), aliás, o Fisco divulgou novos números sobre o processo de declaração do Imposto de Renda deste ano. De acordo com os números oficiais, cerca de 25,2 milhões de contribuintes já prestaram contas com o leão até as 9h de hoje.
Entre as declarações já enviadas, estima-se que cerca de 10 milhões tomem como base a declaração pré-preenchida. Estamos falando, portanto, de um recorde. No ano passado, o número total de envios por este sistema bateu a marca dos 9,9 milhões.
Quem ainda não enviou o Imposto de Renda
Ao todo, o Fisco espera receber este ano algo em torno de 43 milhões de envios de declaração do Imposto de Renda para este ano de 2024. Considerando esta meta, é possível afirmar que cerca de 18 milhões de brasileiros ainda não enviaram as suas declarações.
A dica da Receita Federal para quem ainda não realizou a declaração, é lançar mão justamente da declaração pré-preenchida. Por este sistema, o cidadão pode baixar a documentação com quase todas as informações completas com base em dados já declarados em anos anteriores.
Mas quem opta pela declaração pré-preenchida precisa tomar cuidado. Isso porque todos os dados devem ser checados e atualizados, caso exista a necessidade de atualização. Quem não checa as informações, corre o risco de cair na malha fina.
“(A Receita Federal) pega as informações que soube daquele contribuinte e mostra para ele. Olha, contribuinte, aqui estão as informações que falaram de você”, disse José Carlos Fonseca, superintendente nacional do IR.
“Se (as informações) estão certas, se estão erradas, nós não estamos fazendo filtros, nós estamos repassando aquilo que nos passaram. A responsabilidade pelas informações na entrega da declaração é do contribuinte”, completa ele.
Rio Grande do Sul
Vale lembrar que o prazo final para a entrega do Imposto de Renda é diferente para os contribuintes do Rio Grande do Sul. O estado vem passando pela maior tragédia ambiental de sua história. Quase 150 pessoas morreram e milhares seguem desabrigadas ou desalojadas.
De acordo com a Receita Federal, os contribuintes do Rio Grande do Sul poderão enviar as suas declarações do Imposto de Renda até o dia 31 de agosto. Para o resto do país, no entanto, segue valendo a data limite inicial: 31 de maio.