Como declarar pensão alimentícia no imposto de renda?
A declaração do imposto de renda já pode ser entregue por todos os brasileiros que tiveram a renda não tributável acima de $ 40 mil ou tributável no valor de R$ 28 mil ou mais. E, um dos valores que deve estar inserido no odum cheot é em relação à pensão alimentícia, tanto de quem está recebendo quanto de quem está pagando. O processo é bastante simples e deve ser feito na aba de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”. Lá, deve-se procurar pela aba de DEPENDENTES e depois disso basta somar o que recebeu durante o ano de 2021.
Quem é responsável pelo sustento d o filho ainda consegue deduzir uma parte dos impostos ao declarar que ele é dependente. Se contar com notas fiscais de médicos e gastos com saúde como remédios, pode usar isso a seu favor para deduzir uma parte do que deveria ser pago, o mesmo serve para os gastos com educação. No entanto, vale salientar que é primordial que se tenha nota fiscal para que a receita não seja levada a acreditar que está afirmando ter gastos apenas para deduzir sem que consiga os comprovar. Também é indicado guardar a nota por ao menos 4 anos após declarar os valores.
Sou separada do pai mas cuido da criança. Ele pode declarar que tem dependente?
Quando a mãe acaba sendo separada do pai, não é possível que ambos declarem que possuem o filho como dependente. E, neste caso, seria mais justo a pessoa que está com a guarda da criança declarar visto que está tendo gastos a mais com saúde e alimentação. Não é adequado que quem está pagando a pensão alimentícia, que geralmente é de 30% sobre o valor de uma salário mínimo, declare a criança. Quando ambos declaram, as chances de cair na malha fina são ainda maiores.