Imposto de Renda: preciso declarar minhas transações por Pix?

Receita Federal abriu no último dia 15 de março o prazo para que os contribuintes declarem o Imposto de Renda neste ano de 2024

A Receita Federal abriu no último dia 15 de março o prazo para que os contribuintes brasileiros realizem a declaração do Imposto de Renda. De acordo com as informações do Fisco, os cidadãos têm até o próximo dia 31 de maio para realizar este envio.

Mas até lá, muitas dúvidas estão surgindo na cabeça dos cidadãos. Uma delas está sendo muito percebida nas redes sociais. Os contribuintes querem saber se existe necessidade de declarar todas as transações por Pix que foram feitas no decorrer do ano passado.

Esta é uma pergunta que tem pertinência. Afinal de contas, o Pix vem se tornando uma das formas de transação mais queridas pelos brasileiros. Cada vez mais, este sistema está sendo utilizado por cidadãos de todas as regiões do país.

Preciso declarar o Pix

De acordo com informações da Receita Federal, o cidadão não tem obrigação de declarar todas as transações por Pix que foram feitas no ano passado. A obrigação diz muito menos sobre o processo de transação e mais pelo que foi pago com este dinheiro.

Destaques sobre *** por e-mail

O Fisco explica que o cidadão precisa se basear nos pontos que são obrigatórios na declaração, e não na forma em que o dinheiro foi pago. Imagine, por exemplo, que você comprou um carro usando o Pix. Neste caso, esta transação precisa ser declarada.

Mas imagine que você usa o Pix para pagar uma feira em um mercado, um remédio em uma farmácia ou mesmo um pão em uma padaria. Em todos estes casos, não haverá necessidade de declarar todos os pontos.

Imposto de Renda

Como dito, o processo de declaração do Imposto de Renda foi iniciado no último dia 15 de março, e deve seguir até o dia 31 de maio. Trata-se do mesmo prazo que foi utilizado no ano passado, e que será usado também nos próximos anos.

Embora a janela de envio seja maior do que a registrada em anos anteriores, o fato é que a dica segue sendo não deixar para declarar o Imposto de Renda na última hora. Quem declara mais tarde, passa a ter menos tempo para consertar problemas.

Além disso, o cidadão que declara o Imposto de Renda passa a ter mais chances de receber a restituição logo nas primeiras datas, caso faça parte do grupo que tem direito ao saldo.

A Receita Federal, aliás, já divulgou o calendário completo das restituições do Imposto de Renda deste ano de 2024. Veja abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 junho;
  • 3º lote: 31 julho;
  • 4º lote: 30 agosto;
  • 5º lote: 30 setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis