IR 2023: cidadão poderá consultar lote de restituição amanhã

Segundo a Receita Federal, cidadão poderá consultar os valores disponíveis no primeiro lote de restituição a partir desta quarta-feira (24). Veja detalhes
- Anúncio -

A partir desta quarta-feira (24), a Receita Federal deverá abrir oficialmente a consulta ao primeiro lote de restituição da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2023. Segundo as informações oficiais, a lista de contribuintes que poderão receber o saldo logo no primeiro lote vai ser divulgada a partir das 10h.

O primeiro pagamento deve ocorrer apenas no dia 31 de maio, e deve contemplar pouco mais de 4,1 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Neste primeiro momento, os repasses terão como foco os chamados contribuintes prioritários.

- Anúncio -

Idosos acima de 80 anos de idade, pessoas com deficiência, profissionais que trabalham com magistério, pessoas que optaram pelo recebimento por Pix e até mesmo aqueles que realizaram o envio via declaração pré-preenchida terão naturalmente mais chances de receber o saldo logo no primeiro lote.

Contudo, não há garantias. Portanto, é importante que o cidadão atente para este processo de verificação das informações. A partir de amanhã, o cidadão poderá confirmar se vai ou não receber o saldo em sua conta logo no primeiro lote de restituição.

Consultando a restituição

Destaques sobre *** por e-mail

Não é preciso sair de casa para saber se você está entre os selecionados para receber a restituição do Imposto de Renda logo no primeiro lote. Para realizar a verificação, basta acessar a página oficial da Receita Federal na internet.

Nesta página, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e logo depois seguir para “Consultar a Restituição”. Com apenas estes dois movimentos, o cidadão vai descobrir, a partir de amanhã, se vai receber os valores logo nesta primeira janela de pagamentos.

Lotes

Ao todo, a Receita Federal deverá disponibilizar cinco lotes de restituição. Deste modo, se o cidadão não for selecionado para este primeiro pagamento, não há motivos para preocupação. Ainda existem outras quatro datas programadas até o final deste ano.

Veja:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Declaração do Imposto de Renda

Este ano, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda foi maior do que o registrado nos anos anteriores. Segundo as informações oficiais, os cidadãos começaram a enviar os seus documentos no dia 15 de março. Quem não enviou nada, precisa se apressar para entregar a documentação até o dia 31 de maio, ou seja, daqui a menos de 10 dias.

Dados mais recentes da Receita Federal mostram que até as 8h30 desta terça-feira (23), pouco mais de 27 milhões de declarações do Imposto de Renda foram enviadas oficialmente. Mais de 10 milhões ainda estão sendo aguardadas pelo Fisco.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis