IR 2023: como saber se vou receber restituição na sexta, 30
Qualquer cidadão pode realizar a consulta para saber se vai receber a restituição do Imposto de Renda no lote que está marcado para a próxima sexta, 30Os pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda só devem ser liberados a partir da próxima sexta-feira (30). Contudo, antes mesmo da liberação, os contribuintes já podem conferir se estão entre as pessoas que terão o direito de receber o saldo em questão. Não é preciso sair de casa para realizar a verificação.
Segundo informações da Receita Federal, é possível conferir esta informação através do site oficial do Fisco. Veja no passo a passo abaixo:
- Abra o site oficial da Receita Federal;
- Clique em Meu Imposto de Renda;
- Acesse a aba Serviços;
- Vá para Consultar a Restituição.
Para fazer uma consulta simples basta informar o seu CPF, o ano da declaração (2023) e a data de nascimento do contribuinte.
Contudo, se o cidadão preferir consultar informações mais detalhadas, será preciso acessar o portal do e-Cac, e fazer a verificação por este canal. Por este caminho, o cidadão vai precisar informar o seu CPF e também o seu código de acesso, além da senha.
Pelo e-Cac, será possível saber não apenas se está no grupo de usuários que receberão o dinheiro no segundo lote, como também fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração.
Quem pode receber a restituição?
Neste segundo lote, a Receita Federal decidiu liberar o saldo apenas para as pessoas que estão no chamado grupo de prioridade. São eles:
- 130.088 contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- 978.397 pessoas com mais 60 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 3.490.513 de contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.
O recebimento
Caso o cidadão não esteja entre os contribuintes aptos ao recebimento do saldo na sexta (30), não há motivos para preocupação. Ainda o decorrer deste ano de 2023, a Receita Federal fará outras três liberações de lotes. Veja abaixo:
- 1º lote da restituição – pago em 31 de maio;
- 2º lote de restituição – consulta em 23 de junho e pagamento dia 30;
- 3º lote de restituição – 31 de julho;
- 4º lote de restituição – 31 de agosto;
- 5º lote de restituição – 29 de setembro.
Mas se você está entre os selecionados, basta aguardar até que a Receita Federal deposite o dinheiro. O depósito será feito na mesma conta que o cidadão informou no momento da declaração do Imposto de Renda.
Quem optou por receber o saldo via pix, vai ter o depósito na chave que também foi informada no momento da declaração do Imposto de Renda.