IR 2023: Novo lote da restituição já está disponível

Novo lote da restituição do Imposto de Renda já está disponível. Veja como consultar e como realizar o saque do saldo em sua conta

A Receita Federal liberou oficialmente nesta quarta-feira (31) mais uma rodada do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O saldo é destinado para pessoas que declararam o Imposto de Renda no ano passado, e que não tinham conseguido receber o saldo nos lotes regulares.

Dados oficiais do Fisco apontam que pouco mais de 306 mil contribuintes de todas as regiões do país estão aptos ao recebimento do saldo em suas contas hoje. Ao todo, a Receita Federal está aplicando a liberação de R$ 800 milhões.

Quem poderá receber a restituição

De acordo com o Fisco, poderão receber a restituição residual em janeiro os seguintes grupos:

  • 8.613 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6.403 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 20.258 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 128.138contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 75.117 contribuintes não prioritários.

Destaques sobre *** por e-mail

A consulta 

A consulta ao novo lote da restituição do Imposto de Renda está disponível desde a semana passada. Para acessar a sua conta, basta entrar no site do Meu Imposto de Renda, seguir para Serviços e clicar em Consultar a Restituição.

No processo de consulta, a Receita Federal solicita alguns dados pessoais como nome completo, número do CPF, ano da declaração (que no nosso caso é 2023), e a data de nascimento.

O pagamento da restituição

Ainda tomando como base as informações da Receita Federal, é possível afirmar que o saldo será depositado na mesma conta que foi informada no processo de declaração do Imposto de Renda no ano passado.

Quem optou por receber a declaração via Pix, vai receber o saldo na chave que foi informada no processo. Caso a sua conta, ou a chave informada não exista mais, o dinheiro será enviado ao Banco do Brasil. Assim, o cidadão terá que entrar em contato com esse banco para recuperar a quantia.

Mudanças no Imposto de Renda

Em entrevista recente, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, avaliou que o Congresso Nacional vem dando sinalizações importantes para o início dos debates em torno de uma Reforma do Imposto de Renda.

Entre outros pontos, Appy disse que a aprovação do projeto de lei de taxação das offshores teria sido uma indicação mais clara deste movimento.

“Essa sinalização do Congresso de que está disposto a discutir temas de tributação de renda, ainda que isso não agrade quem está sendo beneficiado pelas distorções do sistema atual, é uma sinalização positiva para o que virá, para o resto da discussão da reforma do imposto de renda”, disse.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis