IR 2023: novo lote de restituição será liberado nesta semana
Receita Federal já confirmou que vai liberar um novo lote de restituição nesta semana. Antes dos pagamentos, contribuinte já pode fazer a consultaA Receita Federal confirmou que vai realizar a liberação de mais um lote da restituição do Imposto de Renda nesta semana. Segundo as informações oficiais do Fisco, a ideia é liberar o saldo nas contas dos contribuintes já na próxima sexta-feira (30). A consulta, aliás, já foi oficialmente liberada.
Desde a última sexta-feira (23) todas as pessoas que enviaram declarações do Imposto de Renda podem realizar a consulta. Assim, eles poderão saber se estão dentro do grupo de usuários que poderão receber o segundo lote de restituição. Não é preciso sair de casa para realizar a verificação. Basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo ou a página da Receita na internet;
- Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
- Digite o seu CPF e data de nascimento.
Quem pode receber a restituição?
Qualquer pessoa que já enviou a declaração do Imposto de Renda em 2023 ou em anos anteriores, e que ainda não recebeu a restituição, terá mais uma chance de receber agora. De acordo com as informações da Receita Federal, a ideia é realizar as liberações para estes grupos:
- 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Não estou na lista
Caso o cidadão realize a verificação da restituição do Imposto de Renda e perceba que não está na lista, não é preciso entrar em desespero. De acordo com as informações do Fisco, o cidadão ainda terá outras três oportunidades de recebimento do valor em questão. Veja nas datas abaixo:
- 1º lote: pago em 31 de maio (mesmo dia em que terminou o prazo para entrega da declaração)
- 2º lote: pago em 30 de junho.
- 3º lote: pago em 31 de julho.
- 4º lote: pago em 31 de agosto.
- 5º lote: pago em 29 de setembro.
E se eu estiver na lista
Se você está entre as pessoas que estão na lista da restituição deste dia 30, resta esperar. Não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação para o recebimento do saldo. A Receita Federal faz o depósito na exata conta que o contribuinte informou no momento da declaração.
Caso a conta informada não exista mais por algum motivo, o dinheiro será enviado para o Banco do Brasil. O cidadão precisa entrar em contato com a instituição para reaver a quantia.