Limites de dedução do imposto de renda 2022

Durante essa quinta-feira (24), a Receita Federal anunciou que no dia 07 de março deve haver a liberação do software para a declaração do imposto de renda. Em suma, o prazo máximo estimado para declarar é até o último dia de abril e as restituições estão previstas para começar ainda em maio. Neste mesmo dia, também houve a liberação de dados sobre os limites de quanto cada cidadão pode ter de dedução – ou seja, desconto nos impostos – neste ano em relação a dependentes, gastos com educação e gastos com saúde. 

  • Em caso de dependente, o cidadão consegue deduzir (deixar de pagar imposto) sobre o valor de R$ 2.275,08 para cada um. Neste caso, dependente pode ser qualquer pessoa menor de idade que esteja morando em sua casa, seja filho ou não.
  • No caso de despesas com educação, deve-se ter o limite máximo de R$ 3.561,50. 
  • Foi declarado pela União que não haveria nenhum tipo de gasto máximo com saúde.  No entanto, é importante que o cidadão apresente nota fiscal e comprovação de que eles realmente existiram para que não caia na malha fina. 

Os comprovantes de gastos com saúde devem ser guardados por até cinco anos após ter declarado o seu imposto de renda como uma forma de garantir que irá conseguir provar caso caia na malha fina posteriormente – sim, você pode cair na malha fina hoje devido a dados que informou anos antes e o mesmo pode acontecer no futuro por dados que são ignorados hoje.

NÃO informe gastos com saúde caso não tenha  nenhum comprovante que possa provar devido ao fato de que, se cair na malha fina, terá que pagar o valor de multa de 150% sobre o valor de imposto que deveria ser pago devido ao fato de que o sistema entende que está tentando sonegar. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis