Lote Residual do Imposto de Renda está aberto para consulta!
Os pagamentos ocorrem no próximo dia 31 de marçoA Receita Federal liberou nesta sexta-feira (24) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda. 94.864 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, vão receber o depósito em 31 de março.
Neste lote, o fisco vai desembolsar R$ 300 milhões. Desse total, R$ 196,5 milhões vão ser pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.490 idosos acima de 80 anos, 20.181 contribuintes entre 60 e 79 anos.
Além disso, 3.261 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 6.161 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 61.771 contribuintes não prioritários.
O pagamento será feito em 31 de março, na conta informada na declaração do Imposto de Renda.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para consultar quando vai receber a restituição do imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
Quem tem direito à restituição do IR?
A restituição do Imposto de Renda depende diretamente dos ganhos e despesas do contribuinte. Isso acontece porque ele efetua o pagamento mensalmente ao longo do ano, por meio do que conhecemos como imposto retido na fonte. Assim, ao declarar seus rendimentos e gastos, a Receita Federal analisará e definirá se cabe ou não a restituição.
Sendo assim, quanto maior forem os custos que o contribuinte teve durante esse tempo, maior será o valor restituído. Dessa forma, o trabalhador que teve seu imposto retido na fonte, e a contribuição foi superior à esperada, terá direito à restituição.