Os principais erros do investidor ao declarar imposto de renda

No último ano o número de pessoas cadastradas na Bolsa de Valores dobrou, e com isso entraram no mercado muitos novos investidores. O que essas pessoas talvez não saibam é que é preciso declarar imposto de renda e incluir os investimentos dessa vez. Mesmo quem já tem experiência pode ter um pouco de dificuldades.

A grande maioria dos investidores não se atentam a essas informações e isso pode ter graves consequências financeiras. Todas as aplicações financeiras precisam ser declaradas. Sendo elas em bancos ou corretoras, a partir do momento que um ativo ou título obteve lucro ele precisa ser declarado junto das contas. E é importante estar preparado para pagar essas contas dependendo do montante.

Como declarar sendo investidor?

Quem começou a investir recentemente precisa ter em mente que isso terá implicações e obrigações fiscais e é importante conhecer todas as regras para fazer os cálculos corretamente e não deixar nada de fora na hora de declarar imposto de renda. Ao aplicar dinheiro da bolsa de valores, o investidor precisa ter em mente que só será cobrado imposto de renda sobre o lucro e não o valor total da aplicação. É uma forma de ganhar dinheiro lucrando com o mercado financeiro de forma lícita.

Além disso, existem outros pontos importantes que precisam ser levados em consideração na hora de declarar imposto de renda como investidor, um deles é acreditar mesmo que você aplique só em investimentos que são isentos, é preciso informar para não ter retenção. A Receita define que o investidor precisa declarar tudo, mesmo que não precise pagar por isso. A multa costuma ser de R$ 165,74 mais suspensão do CPF.

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Cartão para investimento quais os melhores para quem recebe pouco

Outro ponto que a maioria dos investidores esquecem de declarar são os prejuízos. No momento de declarar o imposto de renda também é preciso colocar o que perdeu, assim como o que acumulou. É importante fazer a declaração com antecedência e prestar muita atenção para não fazer errado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis