Preciso declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2022?
Qualquer valor resgatado precisa ser declarado, apesar de ser isento de tributo. Entenda.O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todas as pessoas que atuam com carteira assinada, sob regime CLT. Trata-se de um direito previsto pela lei que todo o trabalhador realize uma contribuição de pelo menos 8% para a Previdência Social.
O que muitas pessoas têm dúvida é se o saque do FGTS no ano de 2021 é tributável (isto é, se tem que pagar impostos sobre ele) ou se já não é tributável. Vamos esclarecer na leitura a seguir. Acompanhe.
Afinal, é obrigatório declarar os saques do FGTS?
O saque do FGTS, independentemente do valor, precisa ser informado à Receita Federal em duas situações: se o contribuinte for obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022 ou se o valor desse saque passar de R$ 40 mil.
O FGTS é isento de tributação, mas precisa ser declarado para justificar a variação patrimonial na declaração. A obrigação de declarar o valor que teve durante o ano também é das pessoas que aplicam em renda variável como na Bolsa de Valores.
Vale salientar que existem algumas regras para que o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço seja disposto para o cidadão como ao ter sido demitido sem que houvesse justa causa e até mesmo em caso de situação de emergência na cidade em que se mora.
E não basta apenas isso visto que em caso de falecimento do cidadão, os seus herdeiros podem entrar com uma ação na Caixa para pedir a retirada do valor.
É preciso declarar este novo saque de 2022?
Não na declaração que será entregue neste ano. Os valores, segundo a legislação vigente, deverão ser informados no próximo compromisso de IR, em 2023.
Como declarar saque do FGTS no IR 2022
Veja passo a passo para fazer a declaração do Imposto de Renda do jeito certo e sem cair na malha fina
- Acesse o portal do ECAC usando um certificado digital ou a conta Gov para que haja a confirmação de identidade.
- Depois disso, clique em Declaração do Imposto de Renda que vai estar localizado na aba direita da sua tela. Clique na primeira notificação que aparecer e comece a preencher informado se as suas formas de contato precisam ser atualizadas.
- Agora, deve-se clicar na aba de “Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis”. Por fim, clique na linha 4 que se trata de saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
- Informe qual é o valor que foi retirado do seu saldo do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e, somente então, coloque o CNPJ da fonte pagadora que é a Caixa federal com o número CNPJ 00.360.305/0001-04.
- Clique na aba para confirmar e pronto!