Receita Federal paga 1° lote de restituição neste mês de maio
A prioridade neste lote são para idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e contribuintes que enviaram até dia 9 de maio pela pré-preenchidaCom a chegada de maio, uma notícia traz alívio para muitos contribuintes brasileiros: a Receita Federal inicia neste mês a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este processo, aguardado anualmente, representa a devolução dos valores pagos a mais ao longo do ano e impacta diretamente o orçamento de milhões de famílias.
Os lotes de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 têm início no próximo dia 30 de maio. Essa também é a data-limite para enviar a sua declaração. Todavia, a consulta já poderá ocorrer na sexta-feira, dia 23.
Acompanhe mais detalhes sobre o assunto a seguir.
Datas e regras da restituição do IR 2025
Os valores são liberados em cinco lotes, sempre no final do mês. Neste ano, os depósitos serão realizados até 30 de setembro. Veja as datas de cada lote abaixo:
- 1° lote: 30 de maio;
- 2° lote: 30 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 20 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
Não é possível saber em qual lote específico cada contribuinte vai receber. O valor estimado, no entanto, é informado automaticamente no momento do envio da declaração pelo programa da Receita Federal com base nos dados preenchidos.
Como consultar se está neste lote
A informação sobre a situação é atualizada mensalmente. Basta acessar a página da Receita na internet, clicar na página “Meu Imposto de Renda” e em seguida entrar em “Consultar a Restituição”. O status “em fila de restituição” indica que a restituição foi confirmada e o valor será liberado em um dos lotes.
A consulta também pode ocorrer pelo site da Receita Federal, pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Contudo, a consulta só fica disponível após enviar a declaração e ser confirmada pela Receita.
Terão preferência no recebimento os contribuintes com mais de 80 anos. Em seguida, estão os idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, portadores de doença grave, trabalhadores cuja principal fonte de renda seja o magistério, e também quem escolheu o formulário pré-preenchido ou optou por restituição via Pix.
O que é restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda é o dinheiro que a Receita Federal devolve ao contribuinte que paga mais tributo do que precisa. Este acerto de contas acontece depois do envio da declaração anual.
A devolução dos valores acontece porque o contribuinte paga a antecipação do imposto ao longo do ano. É o caso do desconto na folha de pagamento para quem trabalha com carteira assinada.
Ao informar o volume de receitas e despesas dedutíveis e cruzar as informações, a Receita Federal pode entender que o contribuinte pagou uma quantia de imposto ao longo do ano acima do que realmente precisava, ou seja, um valor de restituição.