Receita Federal pagará último lote de restituição em setembro

Até agora, 21,89 milhões de contribuintes foram contemplados. O número de restituições já pagas representa 92,4 % das solicitações totalizadas

No dia 30 de setembro será pago o próximo lote de restituições do Imposto de Renda 2024. A consulta a lotes é normalmente aberta uma semana antes da data do pagamento. Este será o quinto e último lote do cronograma normal.

Até agora, 21,89 milhões de contribuintes foram contemplados. O número de restituições já pagas representa 92,4 por cento das solicitações totalizadas, segundo a Receita.

As restituições do lote final serão corrigidas com base na taxa Selic, que é de 10,5% ao ano. Uma correção de 2,7% foi aplicada aos pagamentos feitos em agosto.

O reembolso será depositado diretamente na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda ou usando a chave Pix.

Como descobrir se estou na malha fina?

Destaques sobre *** por e-mail

O contribuinte pode consultar a página da Receita Federal por meio do extrato de processamento, que pode ser encontrado no e-CAC, para ver o status de suas declarações e restituições. O contribuinte pode ver se está na lista de espera ou se há pendência usando o serviço.

Para utilizar o serviço, você deve ter uma conta gov.br. Entra na sessão “Meu Imposto de Renda” após entrar. Se a mensagem “Em Fila de Restituição” for mostrada, significa que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada. Espere até os próximos lotes.

O contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e a razão pela qual foi retida no item “Pendências de Malha”.

O contribuinte que tem pendências pode corrigir por meio de uma declaração retificadora sem pagar nada. A declaração será processada e paga no lote residual seguinte.

O contribuinte não poderá mais retificar a declaração caso seja intimado ou notificado pela Receita Federal.

Calendário do pagamento das restituições

1º lote foi pago em 31 de maio para 5.562.065 contribuintes

2º lote foi pago em 28 de junho para 5.755.667 contribuintes

3º lote foi pago em 31 de julho para 6.091.572 contribuintes

4º lote foi pago em 30 de agosto para 5.347.441 contribuintes

5º lote será pago em 30 de setembro

Os contribuintes com pendências ou declarações retificadoras só poderão receber a restituição nos lotes residuais a partir de outubro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis