Restituição do Imposto de Renda não caiu na conta? Veja o que fazer

Contribuintes reclamam que não caiu dinheiro na conta

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda teve seu  anúncio na última sexta-feira (31), mas contribuintes inclusos nesta primeira etapa reclamam que ainda não receberam o valor. 

A Caixa Econômica Federal informou, no sábado (1º), que o crédito via PIX “está sendo regularizado” e que o depósito já foi concluído para “grande parte dos clientes”.

No dia 23 de maio, a Receita Federal abriu consulta ao primeiro lote. Segundo o órgão, mais de 5,5 milhões de contribuintes vão receber um total de R$ 9,5 bilhões.

Contudo, nas redes sociais, clientes contaram que ainda não receberam o valor de volta na conta. Há também reclamações sobre instabilidades no site da Caixa. 

Ainda não caiu a restituição do IR. O que fazer?

Destaques sobre *** por e-mail

A Caixa pediu que as pessoas incluídas no primeiro lote que ainda não foram restituídas devem acompanhar o crédito pelo extrato das contas pelos aplicativos ou pelo site da instituição financeira estatal.

Outro motivo é que nem todas as pessoas irão receber exatamente no primeiro dia de repasses. Por isso, a primeira coisa a se fazer é esperar por mais 48 horas até que o pagamento esteja liberado.

Porém, se passar esse período e não houver o pagamento, o trabalhador terá que buscar outras soluções. Uma delas é que caso não identifique o pagamento da Restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil e ver o que está acontecendo.

Uma segunda opção é consultar o Portal e-Cac, da Receita Federal  para tentar identificar e resolver o problema. Por fim, caso nenhuma das opções anteriores resolva o problema, o contribuinte pode procurar pelo atendimento presencial em uma das agências da Receita Federal.

Calendário de pagamentos

O calendário de pagamentos da Restituição do Imposto de Renda se divide em 5 lotes. A cada lote um novo grupo de contribuintes pode receber a sua parcela.  Veja todas as datas:

  • 1º lote: 31 de maio; (já liberado)
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis