Restituição do IR: como descobrir se você vai receber no 1º lote

Receita Federal já confirmou que os pagamentos do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda serão realizados no próximo dia 31 de maio

A Receita Federal já bateu o martelo. O primeiro pagamento da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2024 será realizado no dia 31 de maio. Milhões de brasileiros aguardam ansiosos pela possibilidade de receber o saldo já neste primeiro dia de liberações.

Mas o fato é que nem todo mundo que declarou o Imposto de Renda neste ano de 2024 poderá receber a restituição logo no primeiro lote. Por isso, é importante checar para saber se você está entre as pessoas que foram selecionadas para este primeiro recebimento.

Não é necessário sair de casa para realizar esta verificação. A consulta pode ser feita de maneira remota através do site oficial da Receita Federal. Basta inserir dados pessoais como o CPF, a data de nascimento, e o ano da declaração.

Confira o passo a passo para realizar a consulta:

  • Acesse o site do governo federal, na aba ‘Consultar restituição de imposto de renda’;
  • Digite o número do seu CPF;
  • Digite a data de nascimento;
  • Selecione o ano em exercício. Neste caso, selecione a opção ‘2024’.

Destaques sobre *** por e-mail

Lista de preferência

É importante saber que a Receita Federal precisa atender a uma série de critérios para definir quem pode receber a restituição primeiro. Antes de mais nada, é preciso levar em consideração as leis atuais, que dão preferência para determinados grupos de cidadãos.

Mas para além disso, a Receita costuma dar prioridade para as pessoas que declaram o Imposto de Renda mais cedo. Em regra geral, só vai poder receber a restituição na primeira data as pessoas que declararam o IR até a última sexta-feira (10).

A lista completa de prioridades para a restituição é esta:

  1. idosos acima de 80 anos;
  2. idosos entre 60 e 79 anos;
  3. contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  4. contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  5. contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Datas da restituição

Ao longo do ano, a Receita Federal deverá realizar os pagamentos da restituição em cinco datas diferentes. Como dito, a primeira delas acontece já neste próximo dia 31 de maio. Abaixo, você pode conferir o calendário completo:

  • 1° lote – 31/05;
  • 2° lote – 28/06;
  • 3° lote – 31/07;
  • 4° lote – 30/08;
  • 5° lote – 30/09.

Imposto de Renda

Em 2024, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda foi iniciado no último dia 15 de abril, e deve seguir aberto até o dia 31 de maio. Para os contribuintes do estado do Rio Grande do Sul, que passa pelo maior desastre ambiental de sua história, o prazo de envio seguirá aberto até 31 de agosto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis