REVELAÇÃO: Famoso influencer teria recebido grande isenção fiscal do governo
Revelação feita pelo próprio Ministério da Fazenda mostra que famoso influencer ganhou grande isenção fiscal do governo federalDesde que o Ministério da Fazenda divulgou a lista de empresas beneficiadas pela isenção fiscal no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), a polêmica foi instaurada nas redes sociais.
Internautas descobriram, por exemplo, que a empresa Play 9 Serviços de Mídia, capitaneada pelo influencer Felipe Neto, está na lista de beneficiários. Estima-se que a companhia deixou de pagar R$ 14,3 milhões em impostos apenas no ano de 2024.
O influencer, no entanto, não é o único beneficiário dessa lista. A influencer Virgínia Fonseca, uma das personalidades mais seguidas no Instagram, foi contemplada com R$ 4,5 milhões por meio da sua empresa de produtos de beleza, a Virgínia Influencer LTDA.
Influencer se pronunciou
Diante da polêmica, o influencer Felipe Neto decidiu se pronunciar nas suas redes sociais. Entre outros pontos, ele disse que é apenas um sócio minoritário na empresa em questão.
“A única empresa onde sou sócio majoritário e tomo as decisões chama-se Netolab. Ela se enquadrava no programa PERSE e teria direito a milhões em isenções fiscais”, disse ele.
“Eu RECUSEI o benefício e segui pagando 100% dos impostos, mesmo tendo o direito à isenção. Sim, galera ancap, podem me chamar de burro. Fiz isso pq sabia q a Netolab não tinha sido prejudicada pela pandemia”, seguiu.
“Agora, a Play9 é uma empresa onde sou sócio minoritário, sem participação na gestão financeira. Ela emprega centenas de pessoas. É uma empresa que me dá um imenso orgulho e da qual faço parte do board.”
“Associar o PERSE ao Lula e dizer que minha proximidade com integrantes do governo teria relação com o benefício é absolutamente patético. O PERSE foi criado no governo Bolsonaro”, completou.
“Minha crença é q o PERSE foi uma das poucas boas iniciativas da gestão Bolsonaro, mas, ao que tudo indica, foi incrivelmente mal executado, o q justifica o desejo do atual governo em derrubá-lo.
Isenções fiscais
Fato é que o Ministério da Fazenda divulgou a lista de empresas beneficiadas pelo PERSE no decorrer dos últimos meses. O objetivo da pasta econômica é mostrar que o governo federal está gastando muito dinheiro com essas isenções fiscais.
Vale lembrar que o poder executivo atua nesse momento na construção de um texto que prevê cortes de gastos em uma série de benefícios sociais, previdenciários e trabalhistas.
Ainda não há uma data para que esse documento seja divulgado, mas informações de bastidores indicam que o plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era divulgar essas informações depois do G20, que chegou ao fim na terça-feira (19).