Você sabe consultar a restituição do Imposto de Renda? Veja como fazer
Primeiro lote será liberado no dia 31 e a preferência é para idosos e deficientes. ConfiraNo próximo dia 31, os contribuintes começam a receber a restituição do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal dividiu em cinco lotes este ano, e não mais em sete como era até então. Contudo, muitos cidadãos não sabem como pode ser feita consulta.
Mas nós vamos explicar os vários modos de consultar.
O que é restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda 2022 é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Por isso, se na entrega da declaração for indicada uma diferença positiva, significa que o contribuinte deve pagar o restante do tributo.
Se for negativa, há saldo a ser recebido, ou seja, o contribuinte receberá a quantia na conta corrente ou poupança especificada.
Quando há valores a pagar, a quitação é feita à vista ou de maneira parcelada, com cadastro de débito automático na conta corrente do contribuinte. Se houver quantia a receber, o montante é depositado pela Receita Federal na conta bancária de cada contribuinte.
O pagamento será feito em cinco lotes, de maio a setembro. A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir de imposto via Pix. Assim como fazer o pagamento do Darf, que também poderá ser feito via Pix.
Mas muitos contribuintes têm dúvidas de como consultar a restituição. Pois vamos explicar a seguir. Há mais de uma maneira.
Como fazer a consulta ao lote do Imposto de Renda?
Para consultar basta acessar o site da Receita Federal ou aplicativo Pessoa Física. Veja os passos a seguir:
Pelo site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Informe o CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Pelo aplicativo Pessoa Física:
- Baixe o app Pessoa Física – disponível para Android e iOs;
- Faça login;
- Clique em “Consultar Restituição”;
- Pronto! Você terá acesso às informações.
Quais as datas da liberação dos lotes?
O primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio e recebem as pessoas que têm prioridade legal contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber. Veja o calendário:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 29 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.