Como deve ser o atestado para solicitar auxílio-doença no Meu INSS?
O INSS informou que não há mais a necessidade de ir presencialmente para realizar a perícia para ter direito ao benefício de auxílio-doença (que também pode ser solicitado por desempregados que estão recebendo o seguro-desemprego).
Dessa forma, basta que o beneficiário tenha em mãos um smartphone com câmera e o atestado fornecido pelo médico.
Vá até a Play Store e baixe o app, faça seu cadastro e vá até a aba de auxílio doença. Vale ressaltar, entretanto, que essa possibilidade deve durar até o dia 31 de dezembro devido ao aumento dos casos da Covid-19.
Consequentemente, assim que o coronavírus diminuir o ritmo e o país voltar à normalidade, as consultas deverão voltar para os agendamentos presenciais.
O auxílio-doença do INSS deve durar até 90 dias, praticamente 3 meses, e não irá permitir que os usuários peçam uma prorrogação.
Como deve ser o atestado?
Existem alguns requisitos para que o atestado seja aceito no app do MEU INSS, são eles:
- letra legível e de fácil compreensão;
- o profissional da saúde deve ter assinado o documento para provar que é verídico;
- conter o CID ou as informações sobre a doença;
- Informar quanto tempo o paciente terá que permanecer em repouso para ter melhoras.
Tudo digital no INSS e apps do governo
O presidente Bolsonaro afirmou que pretende criar um aplicativo para que a solicitação do Bolsa Família seja feita online. Dessa forma, haverá mais praticidade e economia de tempo. Entretanto, não disse quando o projeto entrará em vigor e quando deve ser lançado.
Além disso, neste ano houve uma outra novidade para o meio digital que é a possibilidade dos indivíduos utilizarem o PIX dentro do Caixa TEM.
O PIX foi lançado há pouco mais de 6 meses e permite as transferências instantâneas e em tempo real, independente do horário e do dia. O Banco Central, que criou o dispositivo, argumenta que pelo menos um terço de todos os brasileiros já utilizaram uma chave PIX e que esse sistema ocupa 51% de todas as transações no Brasil.
Em pouco mais de seis meses, movimentou-se mais de R$ 3 trilhões com ele.
Vem sendo uma grande ajuda para todos aqueles que possuem um MEI, por exemplo, Dessa forma, todos os pagamentos são práticos e se poupa tempo para o pagamento dos serviços contratados.
O app do MEU INSS também é digital e permite a solicitação de vários benefícios fornecidos pelo governo, além da aposentadoria. Outro ponto positivo de utilizar ele é a possibilidade de acompanhar quanto tempo falta para se aposentar, quais foram os valores de contribuição e muito mais.
Leia mais:
- Jovem Aprendiz tem férias, 13º salário e registro em carteira?
- Menor aprendiz: saiba agora quais são os seus direitos