Evite o transtorno de ter seu BPC bloqueado. Veja como reativar

Conheça as regras e prazo para regularizar o benefício

O bloqueio de um benefício do INSS pode ocorrer de maneira temporária ou permanente. Em caso temporário, por exemplo, geralmente, o beneficiário precisa fazer alguma atualização no cadastro.

Todavia, em casos permanentes, é necessário entrar com uma reavaliação do benefício. Geralmente, os casos permanentes ocorrem por motivos, como: benefício de auxílio-doença pode ser bloqueado quando o INSS entende que o trabalhador já pode voltar a realizar suas atividades.

Com relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), trata-se de cunho assistencial e tem como beneficiários idosos acima de 65 anos e pessoas portadoras de deficiência. 

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo. 

Quer saber como desbloquear este benefício sem precisar sair de casa? Sim, pois é possível reativá-lo pela internet através do aplicativo Meu INSS. Quer saber como? Acompanhe.

Destaques sobre *** por e-mail

Desbloqueio do BPC

O INSS criou regras no aplicativo para atender pedidos de reativação de BPC suspenso ou bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico). O prazo para o servidor do instituto atender ao pedido e regularizar a situação é de 30 dias.

O CadÚnico serve de base para se inscrever em outros programas sociais, pois nele constam as informações de renda e situação social dos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Aplicativo Meu INSS 

Esta possibilidade está disponível aos segurados do INSS desde junho. 

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Vale ressaltar, que para todo esse procedimento, é necessário antes atualizar o CadÚnico. Isso pode ser feito pelo site gov.br

A reativação do benefício também pode ser solicitada a distância, pelo telefone 135, ou nas agências da Previdência. Neste caso o segurado terá de informar que se trata de um pedido de reativação de BPC após atualizar os dados do CadÚnico. 

Ao ser aberto esse procedimento, o prazo é de 30 dias para ter a resposta do desbloqueio do BPC.

O BPC é um benefício revisado de dois em dois anos, que pode ser suspenso ou bloqueado por falta de atualização dos dados do segurado no CadÚnico.

Nestes casos, o cidadão deve regularizar a situação em um Cras e, depois, informar ao INSS que seus dados estão atualizados na lista federal. Se não realizar este procedimento, o benefício poderá ser cessado. Para obter a renda novamente, será necessário fazer um novo pedido de BPC.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis