Greve do INSS: governo Lula toma decisão e surpreende segurados

Governo Lula tomou decisão sobre o futuro da greve do INSS no país. Mobilização grevista acontece desde o último 16 de julho, e várias agências foram impactadas

Depois de várias semanas de greve do INSS, o governo federal decidiu tomar uma decisão sobre o assunto. A mobilização grevista está ocorrendo no país desde o último dia 16 de julho, e vem afetando agências de cidades de todo o país.

Nessa semana, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou a realização de mais uma reunião da Mesa Específica e Temporária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se basicamente de uma reunião para tentar encontrar um acordo com os servidores, que pedem aumento salarial.

A reunião em questão deve ocorrer no próximo dia 9, ou seja, a próxima sexta-feira. O encontro deverá ser realizado na sede do ministério situado em Brasília, a partir das 14h30. Existe muita expectativa em torno do que vai ser definido nesse momento.

A última reunião envolvendo as partes ocorreu ainda no dia 16 de julho. Naquela ocasião, houve uma melhoria na proposta de tabelas salariais, mas as entidades que representam os servidores não aceitaram a proposta, e decidiram iniciar o movimento grevista, que dura até hoje.

Decisão do governo sobre a greve

Destaques sobre *** por e-mail

O fato é que o governo federal já definiu um ponto: qualquer negociação precisa ser feita até, no máximo, o dia 16 de agosto. Depois disso, não vai adiantar realizar qualquer tipo de reunião, porque não vai existir mais nenhuma possibilidade de novas indicações orçamentárias.

Há um motivo para o estabelecimento desse prazo. Em regra geral, o governo federal tem até o próximo dia 31 de agosto para enviar ao Congresso Nacional o seu plano de orçamento para o ano de 2025. Trata-se de um documento que estabelece todas as previsões de gastos do poder executivo para o próximo ano.

Caso exista um acordo entre o governo e os servidores em relação ao salários dos trabalhadores federais, essa definição precisará constar no plano de orçamento do ano de 2025. Por isso, o governo federal estabeleceu esse prazo para que a equipe econômica consiga aplicar possíveis mudanças em um tempo hábil.

Paralisação do INSS

Como dito, a greve do INSS afeta parte das agências do Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país. Caso a sua cidade, ou a sua região, estejam sendo afetadas por essas paralisações, é possível realizar serviços de maneira remota, através do app do Meu INSS.

No caso do agendamento de perícia, por exemplo, é preciso prestar atenção na data que será marcada. Existe a possibilidade de a sua agência não estar funcionando, justamente em decorrência da greve que está sendo realizada no país. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis