INSS alerta: benefícios não sacados no prazo voltam para o governo
Medida visa reduzir fraudes em pagamentos. Veja o prazo máximo de saqueA aposentadoria representa um marco importante na vida de um indivíduo, simbolizando o término de uma fase de trabalho e o início de um período de descanso e aproveitamento dos frutos de anos de dedicação.
Nesse contexto, o saque do dinheiro da aposentadoria assume um papel muito importante, garantindo a segurança financeira e o bem-estar do aposentado.
Acontece que nem todos os beneficiários estão sacando seus proventos dentro do prazo estabelecido pelo Governo e isso pode gerar um problema.
O Ministério da Previdência Social informa que os beneficiários do INSS que não realizarem o saque do seu benefício em até 60 dias após a data de pagamento terão o benefício suspenso.
Outro motivo é que se o dinheiro fica parado na instituição bancária, ela é obrigada a devolver o benefício ao órgão, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.
Essa medida tem como objetivo prevenir pagamentos indevidos e fraudes, como o saque de benefícios de pessoas falecidas.
Vale ressaltar que podem ocorrer outros motivos pro INSS bloquear o serviço, como por exemplo, a falta de comprovação de vida. Nos últimos anos, houve a atualização do sistema que ocorre automaticamente através do cruzamento de dados de diversas bases de informações.
Todavia, em alguns casos, o serviço pode ser suspenso quando não há todos os dados, fazendo com que a pessoa tenha que ir pessoalmente em uma agência
Como regularizar
Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” através do site gov.br/meuinss ou do aplicativo “Meu INSS”, disponível nas lojas virtuais App Store (para usuários do sistema IOS da Apple) e Play Store (para usuários do sistema Android do Google).
O acesso é feito com CPF e senha, e o serviço a ser procurado é “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. A regularização também pode ser pelo telefone 135.
Prova de Vida
O INSS esclarece que a prova de vida anual dos beneficiários ocorre por meio do cruzamento de dados. Sendo responsabilidade do INSS comprovar que o beneficiário está vivo.
Além disso, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida está suspenso pelo Ministério.
Conclusão
Portanto, a não realização do saque da aposentadoria dentro do prazo estabelecido pelo INSS pode acarretar consequências significativas para o beneficiário. Assim, comprometendo sua segurança financeira e bem-estar.
É vital estar ciente dos prazos e procedimentos para evitar a suspensão do benefício e garantir o acesso aos recursos necessários para uma aposentadoria tranquila.