INSS: Como resolver desconto indevido na aposentadoria

Milhares de brasileiros estão usando as redes sociais para criticar a existência de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Imagine que você é um aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e faz planos com a sua aposentadoria. Agora imagine que ao receber o valor, você percebe que o saldo é menor do que você estava esperando por causa de um desconto que não foi combinado.

Esta é uma situação que está se tornando cada vez mais comum nos últimos meses. Nas redes sociais, milhares de segurados do Instituto estão afirmando que passaram por descontos indevidos, ou seja, abatimentos que não foram combinados anteriormente.

Os descontos do INSS

Mas afinal de contas, como funcionam estes descontos? De acordo com o INSS, existem 29 instituições credenciadas para a realização destes abatimentos. Tais instituições conseguem ter acesso aos dados dos segurados.

O que não pode acontecer, sob nenhuma hipótese, é realizar um desconto sem uma prévia autorização do segurado. E é justamente este ponto que está sendo alvo de reclamações. Segurados afirmam que estão recebendo os descontos de surpresa.

Destaques sobre *** por e-mail

Como resolver a situação

De acordo com o INSS, existem basicamente duas formas para tentar resolver a situação dos descontos indevidos. O cidadão pode optar por realizar os dois passos, para garantir uma maior efetividade do processo de cancelamento dos descontos.

Também vale lembrar que em nenhum dos dois casos será necessário sair de casa. O cidadão pode resolver o problema através de movimentos remotos. Veja abaixo:

  • Ligar para o SAC

A primeira dica para resolver o problema é consultar o extrato do pagamento do benefício. Neste documento, é possível notar logo ao lado da rubrica do desconto, que há um número de telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), da instituição que realizou o desconto.

Se você não concorda com este abatimento, a dica é ligar para este número correspondente. Por este canal, ele vai poder pedir não apenas o cancelamento dos descontos, como também a devolução dos valores que já foram indevidamente descontados.

  • Entrar em contato com o INSS

O segundo passo envolve entrar em contato com o próprio INSS. Este movimento pode ser realizado dentro do aplicativo do Meu INSS. Neste caso, será preciso buscar o serviço “excluir mensalidade associativa”.

Vale frisar que este mesmo serviço pode ser solicitado através do número de atendimento do INSS por telefone, o 135.

Por meio de nota, o Instituto Nacional do Seguro Social indicou que o aumento no número de descontos pelas instituições associadas é normal. Contudo, a autarquia afirma que poderá abrir uma investigação para entender o que está acontecendo de fato.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis