INSS: STF garante ‘revisão da vida toda’; saiba quem tem direito

Durante a madrugada desta sexta-feira (25), o Supremo Tribunal  Federal, STF, votou sobre a possibilidade de que os aposentados teriam de fazer a revisão de vida toda do INSS. A partir de agora, as pessoas que se aposentaram em  menos de 10 anos e que trabalharam durante o ano de 1994 ou antes e tinham um bom salário, poderão pedir uma nova revisão para aumentar o valor que recebem pela previdência social

Em suma, havia sido determinado, até então pela lei, que as pessoas que tinham os salários altos até antes do Plano real em 1994, não poderiam contabilizar esses valores para a aposentadoria devido ao fato de que poderiam ser influenciados pela inflação da época que estava dobrando a cada mês. 

As votações de revisão da vida toda já estavam sendo realizadas desde o mês de julho do ano passado, no entanto, estavam empatadas sempre com 5 a 5 votos. O desempate aconteceu com o ministro Alexandre durante a madrugada. 

O advogado previdenciário Rômulo Saraiva, argumenta que ao mesmo tempo que a atitude pode ser boa para os aposentados pelo INSS com bons salários, aqueles que têm salários menores devem tomar cuidado com a revisão devido ao fato de que podem começar a receber menos do que recebem. Isso é válido principalmente para as pessoas que antigamente estavam trabalhando na roça e tinham o salário de até um salário mínimo ou menos. 

“Eu conheço uma pessoa que está interessada em fazer essa revisão. Mas eu disse a ela que não valia a pena porque antes do ano de 1994, tinha um salário muito pequeno e isso pode prejudicar no cálculo do INSS”, afirmou uma internauta. 

Destaques sobre *** por e-mail

Se a revisão for aprovada, consegue-se ganhar até o valor de um teto máximo do INSS que é de R$ 7 mil mas não se terá nenhum direito a valor extra. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis