INSS volta com a obrigatoriedade da prova de vida
O INSS tenta retomar os serviços presenciais em suas agências em todo o Brasil. E dentre os serviços que podem ser retomados é a prova de vida.
Requisito obrigatório para assegurar o pagamento do benefício da aposentadoria, a exigência está suspensa por conta da pandemia da COVID-19.
Funcionamento atual da Prova de Vida INSS
Para evitar aglomerações e expor os idosos, um dos públicos mais vulneráveis diante da pandemia, este serviço está suspenso desde março de 2020.
Historicamente, o serviço é usado para evitar possíveis fraudes na concessão e manutenção do benefício da aposentadoria. Para tal, o beneficiado deve ir até a agência bancária e confirmar suas informações.
Depois do recrudescimento da primeira onda de contaminação, diversas tentativas de data são tentadas para retomada dos serviços, em uma sequência de adiamentos e cancelamentos.
Para 2021, a expectativa é que o serviço volte a funcionar a partir de junho, aguardando como a pandemia vai se comportar em nosso país.
Últimas informações
A última informação pelo INSS é de fevereiro, a partir do calendário lançado para retomada dos serviços de prova de vida.
Neste calendário, o mês de maio estava reservado para a prova de vida de quem nasceu nos meses de março e abril.
De acordo com a Instrução Normativa de 15 de março, houve a suspensão mediante a segunda onda de casos e mortes pela COVID-19.
A suspensão é válida até 31 de maio, e deve ser retomado a partir de 1º de junho a obrigatoriedade da prova de vida.
O que deve provocar a reavaliação neste mês é o andamento da quantidade dos casos e das mortes por coronavírus. Não está descartado a possibilidade de ser suspenso novamente a retomada pelo INSS.
Para os segurados, a recomendação é entrar em contato com o órgão através dos seguintes canais de comunicação:
- Telefone 135;
- Aplicativo e Site Meu INSS.
Até o presente momento, os benefícios continuam válidos e não são suspensos por conta da falta da comprovação de vida do segurado.
Fonte: Jornal Contábil