Prova de vida do INSS vai começar a ser feita de casa, entenda agora!

De acordo com o presidente do INSS, a prova de vida deve começar a ser feita de casa e não é mais necessário que o cidadão vá até uma agência bancária para comprovar que está vivo e apto para continuar sendo beneficiado com a sua aposentadoria. Mas, como deve funcionar a nova metodologia? 

  • O INSS será o responsável por cruzar os dados do aposentado com outros da Receita Federal para saber se ele está vivo. 
  • Por isso, a declaração de imposto de renda de pessoa física, empréstimos consignados, financiamento no nome do aposentado e até mesmo emissão de nota fiscal servem como forma de comprovar que ainda está vivo e que pode receber o programa. 
  • Em suma, o cidadão brasileiro não precisará fazer mais nada para a sua prova de vida porque ela é feita através dos cruzamentos de dados que mostram que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ainda está ativo. 

O presidente do INSS afirmou que essa é uma forma de tirar de cima das instituições bancárias o peso de uma obrigação que não é delas. Era comum que as pessoas tivessem que ir até a agência somente para realizar a prova de vida e, deste modo,  acabam lotando a instituição, tornando os serviços mais lentos e atrasando o atendimento dos clientes do banco em si. 

Cuidado com os golpes da prova de vida do INSS

Muitos golpes são aplicados em que o criminoso pede dados do aposentado e até mesmo a foto do seu cartão de crédito ou débito como forma de comprovar que está vivo. No entanto, a prova de vida irá acontecer de forma totalmente automática sem que tenha que enviar fotos ou vídeos de cartões ou até mesmo do rosto. Além disso, todas as ações são feitas pelo MEU INSS. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis