PPP na aposentadoria especial: qual sua importância?

O PPP é um dos principais documentos para comprovar a exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde.

O PPP significa Perfil Profissiográfico Previdenciário, que é um documento oficial que comprova a exposição a agentes nocivos à saúde do trabalhador.

Isso porque, para ter direito à Aposentadoria Especial é necessário que você comprove que trabalhou em condições insalubres e perigosas.

Logo, a apresentação do PPP é fundamental para conseguir o seu direito. Até porque, caso você não saiba, desde quando o PPP passou a existir, em 2004, o INSS considera este documento como único para fins de comprovação da atividade especial.

E essa importância toda ao PPP é justificada pelo fato de que, nele, contém todo o histórico de serviço de quem trabalha exposto a agentes nocivos.

Dessa forma, a função do PPP na Aposentadoria Especial é comprovar que você trabalhou realmente submetido à uma atividade insalubre ou periculosa.

Destaques sobre *** por e-mail

Quem tem direito ao PPP na Aposentadoria Especial?

Tem direito ao PPP os trabalhadores que exercem suas atividades em condições insalubres perigosas.

Para saber se esse é o seu caso, é fundamental que você identifique qual o tipo de aposentadoria especial que você tem direito, de acordo com a sua exposição aos agentes nocivos ou perigosos.

Tem algum documento que substitui o PPP?

Outro documento que tem, praticamente, a mesma finalidade do PPP, é o LTCAT.

O Laudo das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) também é um documento que comprova que o trabalhador esteve exposto a agentes nocivos.

Assim, de forma semelhante ao PPP, no LTCAT deve constar as seguintes informações:

  • Identificação da empresa, do setor, e da função;
  • Se o trabalho é individual ou coletivo;
  • Descrição da atividade;
  • Registros ambientais;
  • Monitoração biológica;
  • entre outros.

O LCAT costuma ser um documento extenso, contendo várias informações sobre as atividades exercidas pelo segurado, descrevendo os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho.

Como conseguir o PPP?

No caso de empregados CLT (carteira assinada), as empresas são as responsáveis pela emissão do PPP do trabalhador.

Por outro lado, na situação dos contribuintes individuais (os autônomos), a responsabilidade é do próprio segurado.

E quando falamos de empresas, devo te informar que sim, ela é obrigada a fornecer o PPP ao trabalhador, em qualquer circunstância solicitada.

A forma mais comum para a solicitação do PPP é pedir diretamente ao setor de Recursos Humanos (RH) da empresa. Isso vale para quem ainda está como funcionário, como quem já não está mais na empresa.

Como conseguir o PPP eletrônico?

Outra forma de conseguir o PPP é pela internet. Se você começou a exercer atividade especial a partir de 01/01/2023, o PPP eletrônico deverá ser uma obrigatoriedade.

O que é uma forma de facilitar a vida do trabalhador, já que este serviço ocorre totalmente pela internet, através do portal ou aplicativo do Meu INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis