4 dicas para um bom planejamento de férias com menor custo
Se preparar antes de sair por aí pelo mundo pode evitar dores de cabeça. EntendaE estamos no período das férias escolares. Época em que os brasileiros saem por alguns dias para curtir merecido descanso com a família. Fazer um planejamento do período de férias, com bastante antecedência e buscar o menor custo possível, são os desejos de todo viajante, não é mesmo?
Portanto, antes de sair de férias é indispensável primeiro tirar um tempinho para organizar todos os aspectos desse período.
Continue lendo este artigo que daremos 4 dicas dos pontos mais importantes para fazer um planejamento de férias econômico e inteligente.
Por que é preciso planejar as férias?
Um planejamento de férias deve ocorrer com antecedência, pois caso contrário pode ser impossível economizar nos custos e conseguir momentos de relaxamento, descanso e diversão, principalmente porque os valores podem se tornar inviáveis para o seu orçamento, o que compromete sua viagem.
Ou seja, caso não haja um planejamento com antecedência, você corre o risco de ter seus planos de última hora perdidos e acabar tendo suas férias frustradas. Principalmente porque os preços podem estar muito maiores e assim inviabilizar seu desejo de viagem.
4 dicas de um planejamento de férias
Confira abaixo algumas dicas de ações simples que podem ajudá-lo a criar um plano de férias econômico, inteligente e dos sonhos:
1 – Faça um roteiro
O primeiro passo para tirar férias econômicas é organizar um roteiro de férias, afinal de contas é necessário definir o que deseja fazer antes mesmo de começar a se organizar para conquistar seu objetivo. Pois se você não souber o que quer, não tem como trabalhar para conquistar.
Portanto, defina o que quer fazer nas suas próximas férias respondendo a algumas perguntas simples como, aonde quer ir, o que deseja fazer neste lugar, quanto tempo pretende ficar por lá, quais o lugares deseja visitar, aonde quer se hospedar, como pretende chegar lá, o que quer comer ou conhecer e quem vai com você.
Um roteiro também permite que você pesquise sobre a região e seus gastos, o que ainda irá ajudá-lo a criar um orçamento inicial para as suas férias. Pois é necessário ter uma noção de gastos para se organizar e poder aproveitar suas férias sem surpresas indesejadas ou desagradáveis.
2 – Defina os custos da sua viagem
Após construir um orçamento inicial com informações de média de valores para a sua viagem de férias, é hora de estabelecer uma média de qual valor será necessário para tirar suas férias.
Isso porque ao determinar uma quantia exata, sempre jogue para mais, para sua viagem. Asssim, você conseguirá se organizar e se planejar financeiramente para fazer sua viagem de férias tranquila.
3- Planeje-se financeiramente
A única maneira de se organizar para tirar férias é se planejando financeiramente. Caso contrário você poderá comprometer o seu orçamento erroneamente, acabar acumulando despesas e possíveis dívidas para o futuro.
Então, use o orçamento para se organizar e definir o que pode ser pago com antecedência, como por exemplo as passagens áreas e a hospedagem que podem ser adquiridas e pagas com meses de antecedência.
Sem falar que também é válido estabelecer um valor mensal do seu salário para reservar. Assim você também conseguirá juntar uma quantia substancial para que a maioria dos seus gastos sejam pagos à vista.
4 – Acompanhe seus gastos
O último ponto é fazer um acompanhamento diário de gastos, pois apesar de você ter se planejado e organizado, é impossível e até chato manter um cronograma exato e detalhado. Muitas vezes em uma viagem acabamos nos entusiasmando e gastando mais do que estava previsto.
Portanto é interessante e até inteligente ao final de cada dia ou início do dia seguinte fazer um levantamento básico de gastos para ter uma noção da média de gastos. Assim você consegue acompanhar seus gastos e estabelecer limites saudáveis e viáveis para ter uma viagem relaxante e divertida.