Maioria quer investir no próprio negócio em 2025; veja como virar MEI
Microempreendedores individuais, mais conhecidos como MEIs,. estão no topo de uma onda que parece ficar maior em 2025Os microempreendedores individuais (MEIs) do Brasil estão confiantes no futuro e prontos para expandir seus negócios. Ao menos é o que aponta uma nova pesquisa divulgada nesta semana.
O levantamento do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 57,3% dos MEI pretendem investir em 2025. Esse dado reflete o otimismo do setor e a aposta no crescimento econômico.
Os locais dos investimentos
Ainda tomando como base as informações divulgadas pela pesquisa, é possível afirmar que os planos dos investimentos variam conforme o setor da atuação:
- Indústria: quase 60% dos MEI desse segmento vão focar em máquinas, equipamentos e instalações físicas.
- Serviços: 46% pretendem investir em marketing e divulgação, além de melhorias estruturais.
- Comércio: além da compra de equipamentos, 38% pretendem reforçar o capital de giro.
A divisão por regiões sobre os MEIs
Um dos pontos que mais chamam atenção é que os números da pesquisa variam a depender da região do país. Veja no detalhamento abaixo:
- Norte + Centro-Oeste: 67,6% dos MEI planejam novos investimentos.
- Nordeste: 67% têm a mesma intenção, com destaque para o reforço no capital de giro (39,5%).
- Sudeste: 44,7% dos microempreendedores querem investir mais em marketing e divulgação.
- Sul: 38,5% também consideram estratégias de divulgação essenciais para o crescimento.
Números da economia animam o MEI
Em entrevista, o presidente do Sebrae, Décio Lima, disse que esses números podem representar o impacto positivo das medidas adotadas pelo governo.
“Retomamos o crescimento e reduzimos o desemprego. A transferência de renda já impulsiona a economia do país. Um empreendedor que tem confiança na economia e no sucesso do próprio negócio vê o investimento como um caminho seguro para ampliar a produção, gerar mais emprego e renda”, afirmou.
MEI é nova realidade
Goste ou não, o fato é que os números da pesquisa mostram que cada vez mais brasileiros estão dispostos a empreender. Estamos falando de pessoas que preferem iniciar um negócio do zero, a seguir um modelo de trabalho mais convencional.
Este é um assunto que começou a ser debatido com força nos últimos anos, e que virou um dos grandes temas da última eleição presidencial. Em determinado momento, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva teve que adequar o discurso para agradar a parcela da população que está disposta a empreender.
Vale lembrar que qualquer pessoa que deseja virar MEi, precisa primeiramente colocar no papel todos os gastos de taxas que precisam ser pagas todos os anos. Estes pequenos detalhes são decisivos e importantes para quem deseja iniciar um novo negócio no Brasil.