MEI Conta com a Gente: saiba mais sobre a iniciativa
Pensando nisso, o Governo Federal lançou o programa MEI Conta com a Gente, em parceria com a CNC e a FENACONO microempreendedor individual (MEI) é hoje uma das principais formas de formalização de pequenos negócios no Brasil.
Não existe uma obrigatoriedade quanto à contratação de um escritório de contabilidade para auxiliar na gestão, mas muitos empreendedores podem enfrentar dificuldades para lidar com questões contábeis, fiscais e burocráticas do dia a dia.
Pensando nisso, o Governo Federal lançou o programa MEI Conta com a Gente, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a FENACON.
Disponibilizada em meados de julho, a iniciativa foi criada para oferecer atendimento contábil gratuito, com o objetivo de simplificar a jornada do MEI.
Por meio de uma plataforma digital, o microempreendedor pode acessar um assistente virtual disponível 24 horas por dia e tirar dúvidas em questões como formalização, regularização de pendências, e envio da declaração anual.
Segundo o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a plataforma já conta com mais de cinco mil microempreendedores individuais e cerca de 3,3 mil contadores voluntários cadastrados.
MEI Conta com a Gente
O MEI Conta com a Gente é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a CNC e a FENACON. O objetivo é simplificar a vida do microempreendedor individual com atendimento contábil gratuito, oferecendo suporte na formalização, na resolução de pendências e no envio da primeira declaração anual.
Ajuda que o MEI pode receber
- Entre as possibilidades de orientação estão:
- Formalização como MEI;
- Apoio na regularização de pendências fiscais ou cadastrais;
- Dicas de gestão e acesso ao crédito;
- Identificação de oportunidades de mercado;
- Respostas a dúvidas legais, tributárias e de cidadania fiscal.
Assistente virtual
O sistema conta com uma IA disponível 24 horas por dia, pronta para responder dúvidas contábeis em linguagem simples.
Se a questão for mais complexa, o MEI é conectado a um contador parceiro da sua região.
Atendimento é gratuito
O primeiro atendimento oferecido pelos contadores parceiros é totalmente gratuito.
Não há obrigação de contratar serviços adicionais. Mas, caso o MEI queira continuar o acompanhamento, a negociação é feita diretamente com o contador.
Plataforma
- Entre na página gov.br/meicontacomagente;
- Clique no banner;
- Comece a interação com a inteligência artificial.
- O acesso é 100% digital e pode ser feito pelo computador ou celular com internet, sem precisar instalar aplicativo.