Milhões de microempreendedores individuais (MEIs), estão neste momento se adaptando ao novo formato de retirada da nota fiscal eletrônica. Desde o dia 1º de setembro deste ano, estes trabalhadores deixaram de realizar estas emissões pelos sites das prefeituras das suas cidades.
Desde então, a emissão do documento está sendo feita através de um sistema nacional (NFS-e nacional). Assim, o MEI pode usar um sistema de login integrado da plataforma gov.br. Os empreendedores com selo prata ou ouro podem emitir suas notas sem a necessidade de criação de uma senha específica.
O objetivo desta mudança é padronizar as emissões da nota fiscal eletrônica no Brasil. Até então, estas emissões ocorriam através dos sites das prefeituras de cada município, e cada um deles contava com um protocolo de emissão diferente.
Quando preciso emitir a nota fiscal?
O MEI é obrigado a emitir a sua nota fiscal quando precisar vender algum produto ou prestar algum serviço para outras empresas. Quando este serviço ou venda for prestado para uma pessoa física, a emissão deste documento é opcional, segundo informações mais atualizadas do Sebrae.
Passo a passo para emitir a nota fiscal
Abaixo, você pode conferir um passo a passo detalhado para que você emita a sua nota fiscal de forma rápida, já considerando o novo modelo que está em vigência desde o início do mês de setembro deste ano.
- Passo 1: Acesse o endereço. Caso você ainda não tenha um login, é preciso realizar o seu cadastro no sistema gov.br;
- Passo 2: Realize o seu login
- Passo 3: Acesse a opção de “configurações” na página inicial
- Passo 4: adicione um e-mail e telefone para contato que serão exibidos na nota;
- Passo 5: No campo Valor Aproximado dos Tributos, selecione a terceira opção: “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”;
- Passo 6: Espere o sistema gerar a sua nota fiscal digital.
Emissão através do aplicativo
Também é possível emitir uma nota fiscal através do aplicativo do NFS-Mobile. Neste caso, o passo a passo para a emissão é o seguinte:
- Passo 1: Baixe o app NFS-MIbile na Apple Store ou na Google Play;
- Paso 2: Use a sua conta gov.br para realizar o login;
- Passo 3: Clique na opção Emitir NFS-e;
- Passo 4: Selecione o serviço prestado;
- Passo 5: Preencha o valor do serviço prestado;
- Passo 6: Insira o campo CPF/CNP (opcional);
- Passo 7: Clique em Emitir NFS-e.
Em caso de dúvidas mais específicas sobre a emissão de nota fiscal para os MEIs, a dica é entrar em contato com o Sebrae.