MEI tem facilidades e desconto na compra de carro 0Km

O microempreendedor tem a isenção de dois impostos que barateiam o valor. Entenda

Existem alguns benefícios para quem trabalha de forma autônoma através do registro MEI (Micro Empreendedor Individual). Um deles é comprar um carro com até 30% de desconto, pois existe isenção do ICMS pela venda direta, garantindo um bom abatimento no valor.

De acordo com o Sebrae, nos últimos anos, mais de 700 mil novos negócios foram abertos no país através do MEI. Muitos microempreendedores adiam a compra do carro novo diante da frustração causada pelos altos preços e não sabem que podem ter descontos.

Outra boa notícia é que não existe carência para conseguir realizar a compra. O MEI pode comprar um automóvel assim que recebe os documentos referentes à empresa. 

Porém, pense bem antes de tomar uma atitude. Há uma certa desvantagem que falaremos a seguir. Acompanhe.

Quais as regras para comprar carro como MEI?

Destaques sobre *** por e-mail

  Conforme foi mencionado, a grande vantagem de comprar carro com CNPJ é o desconto de até 30% oferecido pelos fabricantes. Neste caso, o micro empresário recebe uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. Os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados.

Para comprar o automóvel, o empresário deverá apresentar apenas o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente e documentos pessoais. 

O carro então ficará vinculado ao registro da MEI, portanto, se os impostos do veículo não forem pagos, a empresa poderá sofrer algumas restrições, como a negativa de empréstimos.

Os descontos para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0Km. Além disso, o proprietário deverá permanecer com o veículo por pelo menos 12 meses. Ou seja, é preciso ficar com o veículo por um ano, sem possibilidade de negociação. Caso contrário, implicará a devolução da isenção de ICMS. 

Atualmente, o desconto pode variar de 2,5% a 30% do valor do veículo, dependendo do modelo.

Como obter o desconto?

Para solicitar os descontos para CNPJ é necessário, na maioria das montadoras, documentos da abertura da empresa. Então, papeladas como contrato social, inscrição estadual e outros como E-CNPJ, podem fazer parte da lista de solicitações. 

Porém, cada marca possui suas próprias regras e condições. Além do cartão CNPJ, algumas podem solicitar um quadro societário ou até mesmo uma Certidão Simplificada do Cartório. No caso dos MEIs, por exemplo, algumas concessionárias vão pedir o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. 

Outra informação importante é que o carro só é entregue no prazo de 50 dias após a compra. Portanto, se você tem muita pressa, essa é uma desvantagem que deve ser considerada.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis