MEI: Veja como emitir a Nota fiscal pelo celular

Será necessário possuir uma certificação digital para emitir nota fiscal

A Secretaria Especial da Receita Federal do Ministério da Economia lançou o aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, a NFS-e.

Disponível nas plataformas iOS e Android, o app facilita especialmente o dia a dia dos prestadores de serviços, que passam a contar com o Módulo Emissor da NFS-e Nacional no celular, em mecanismo seguro e fácil de usar.

O aplicativo é gratuito, e permite a emissão das notas eletrônicas, consulta aos documentos já lançados, além da checagem de eventuais registros ainda não transmitidos. O cliente, por sua vez, recebe notificação sobre a emissão da nota por meio de mensagem eletrônica, também pelo celular.

Na hora de emitir uma nova nota, ele solicita poucas informações: CPF ou CNPJ do cliente, o tipo de serviço prestado e o valor da operação. Protegido por senha, o sistema permite a emissão de NFS-e mesmo em momentos em que não há acesso à internet. 

Informa também a situação de ausência de conexão de dados e solicita que as notas fiscais geradas sejam enviadas ao município quando a conexão for restabelecida.

Destaques sobre *** por e-mail

A emissão tornou-se obrigatória para os MEIs prestadores de serviço, em operações entre empresas, desde 1° de setembro de 2023. Nas operações para pessoa física, a emissão de NFS-e permanece facultativa.

Emitir nota fiscal pelo celular?

É possível emitir nota fiscal pelo celular, porém com algumas ressalvas.

Todavia é necessário possuir uma certificação digital para emitir nota fiscal pelo celular, independentemente do regime tributário adotado pela empresa.

Com um Certificado Digital A1, é possível que o empresário, inclusive MEI, emita suas notas por dispositivos eletrônicos e móveis, facilitando a emissão e o compartilhamento delas.

Como emitir nota fiscal pelo celular?

A possibilidade de emissão da NFS-e funcionará a partir do portal do Simples Nacional que poderá ser acessada diretamente pelo celular a partir da integração com a conta gov.br.

O recurso surgiu através da necessidade de auxiliar os pequenos empreendedores, facilitando a integração entre os sistemas com a plataforma Gov.br do Governo Federal.

Desde 1° de setembro que o Microempreendedor Individual precisa emitir a NFS-e padrão.

Quais as vantagens de emitir nota fiscal MEI pelo celular?

Sempre pensando nas facilidades que o uso do celular proporciona para o empreendedor e sua contabilidade, existem algumas vantagens em emitir nota fiscal MEI pelo celular. 

Uma delas está na possibilidade do microempreendedor não ter que se preocupar com os impostos municipais, que inclui-se  automaticamente na nota. Confira demais:

  • poder emitir nota fiscal de qualquer lugar;
  • mais agilidade na hora de emitir suas notas;
  • maior facilidade de compartilhamento das notas fiscais MEI;
  • emissão de notas fiscais por meio de qualquer dispositivo móvel.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis