Ministério do Empreendedorismo anunciou oficialmente o programa MEI Conta com a Gente
A ação é fruto de um acordo de cooperação técnica estabelecido entre o MEMP, a (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços ContábeisNa quarta-feira, dia 27, o Ministério do Empreendedorismo anunciou oficialmente o programa MEI Conta com a Gente. Esta iniciativa tem como objetivo vincular microempreendedores individuais a contadores parceiros de suas áreas, que disponibilizam orientação inicial sem custo através de uma plataforma digital.
A ação é fruto de um acordo de cooperação técnica estabelecido entre o MEMP, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon).
Até o momento, o programa já conta com microempreendedores registrados em mais de 1.100 municípios e reporta cerca de 160 mil acessos.
A plataforma é projetada para oferecer assistência em várias fases, como a formalização como MEI, resolução de pendências fiscais e cadastrais, suporte à gestão, acesso a crédito e esclarecimento de questões legais e tributárias.
Milton Coelho, secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, enfatizou que esta nova iniciativa se adiciona a outras ações recentes do Governo Federal voltadas ao apoio ao microempreendedor.
“Essa é a terceira grande ação que entregamos para os MEIs. A primeira foi o Cartão MEI, cartão de crédito e débito gratuito; a segunda foi o Contrata+Brasil, ferramenta digital que simplifica as contratações públicas e fortalece a economia regional. Agora chega o MEI Conta com a Gente, consolidando uma rede de apoio gratuita e acessível”, afirmou.
O evento também contou com a participação do presidente da FENACON, Daniel Mesquita; dos deputados federais Jorge Goetten, Paulo Folleto e Bandeira de Mello; além de líderes do Conselho Federal de Contabilidade.
Para os contadores, o programa representa também um progresso significativo. Henrique Barros, um dos contadores que já está atendendo através da plataforma, comentou:
“O MEI Conta com a Gente é uma oportunidade única. Orientamos o empreendedor sobre a importância de pagar sua contribuição em dia, respeitar os limites da legislação e organizar suas contas para que o negócio seja saudável.”
E continuou: “Esse acompanhamento inicial gratuito pode ser o caminho para transformar um microempreendimento em uma pequena ou até grande empresa”.
Os interessados podem acessar a plataforma pelo site gov.br/meicontacomagente. Além da assistência direta com contadores, a ferramenta possui um sistema de inteligência artificial para responder a perguntas simples, proporcionando um suporte abrangente ao empreendedor.