Passo a passo para cancelar o MEI
O MEI, microempreendedor individual, é um regime simplificado de empresa que permite contar com apenas duas obrigações que devem estar em dia. A primeira delas se trata em relação ao pagamento do DAS MEI que custa entre R$ 61 e R$ 66 por mês e serve tanto para contribuir com os impostos quanto com o INSS. Outra obrigação é em relação à declaração anual de faturamento que deve ser entregue até o dia 31 de maio de 2022 e é importante constar todos os valores que entraram no caixa da empresa.
É possível cancelar o MEI online?
Diferente do que muitos microempreendedores individuais imaginam, é possível fazer o cancelamento do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de modo totalmente online através do Portal do Empreendedor, que é o site criado exclusivamente pelo Governo Federal e que é totalmente seguro. Por lá, também pode-se abrir uma pessoa jurídica e manter todas as obrigações da empresa em relação aos impostos em dia.
- O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor.
- Depois disso, você deve clicar na aba de “sou MEI”.
- Agora, basta ir até a aba de solicitar baixa e informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha do dono. Caso não tenha uma conta GOV ou esqueceu a senha, também existe a alternativa de recuperar através de um código de recuperação.
Alguns aspectos podem te impedir de solicitar a baixa da empresa!
Você sabia que alguns aspectos e pendências podem fazer com que não consiga fechar a empresa online? Geralmente, isso ocorre porque está faltando entregar alguma declaração anual de faturamento ou está com boletos do DAS em aberto. Para regularizar a situação, basta parcelar os boletos se estiverem em um valor elevado e declarar os valores que entraram no caixa da empresa em anos anteriores.