Cuidado com o PIX: nova fraude explora devoluções falsas

Mesmo com as medidas de segurança do Banco Central no PIX, criminosos persistem em desenvolver novas abordagens
- Anúncio -

Com a crescente popularidade do PIX, a praticidade dos pagamentos instantâneos conquistou muitos usuários. Contudo, essa expansão abriu espaço para novas modalidades de fraude, explorando a desatenção das pessoas.

Um golpe digital frequente atualmente é o falso pedido de devolução de um PIX supostamente enviado por engano. Nessa tática, criminosos abusam da boa-fé das vítimas para subtrair valores.

O golpe funciona da seguinte forma: os fraudadores se apresentam como conhecidos ou comerciantes e alegam ter feito uma transferência equivocada. Em seguida, solicitam a devolução do montante para uma conta bancária diversa daquela que originou a suposta transação, lesando quem acreditou na farsa.

Golpe do “PIX errado” 

O golpe do PIX tem se sofisticado, utilizando também recursos como o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. Isso faz com que a vítima sofra um duplo prejuízo, já que o golpista retira o valor da conta e ainda simula uma devolução falsa.

A tática começa com uma transferência realizada pelo criminoso, que pode ser de qualquer valor, dependendo do caso. Em seguida, a vítima recebe uma mensagem, geralmente via WhatsApp ou ligação, informando sobre o erro.

Feito tudo isso, o golpista pede que o valor seja transferido de volta, mas para uma conta diferente da original. O truque está justamente na conta indicada para a devolução do valor. Ao invés de devolver para a conta do golpista, a vítima acaba enviando para uma conta que também pertence ao criminoso.

O esquema é fácil de aplicar porque as pessoas, de forma geral, confiam em transferências feitas através do PIX, devido à rapidez e confiabilidade do sistema. Contudo, o Banco Central trabalha para eliminar a possibilidade de crimes dessa natureza.

Como se proteger de fraudes 

Ao saber da existência desse tipo de crime, existem algumas precauções simples que podem evitar que você se torne vítima de golpes envolvendo o Pix. A primeira delas é sempre desconfiar de qualquer solicitação de devolução de pagamento.

Se alguém entrar em contato alegando que você recebeu um valor por engano, verifique antes de tomar qualquer atitude. Pode ser algo bastante simples, mas que vai ajudar você a não ser a próxima vítima dos criminosos digitais.

A segurança do seu aplicativo bancário também deve ser uma prioridade. Mantenha-o sempre atualizado e, sempre que possível, ative a verificação em duas etapas, o que torna a sua conta ainda mais segura.

Além disso, é importante monitorar regularmente sua conta, assim, qualquer movimentação suspeita poderá ser detectada rapidamente. Caso note algo estranho, entre em contato com seu banco o mais rápido possível para resolver a situação.

Hoje, vimos que com apenas algumas medidas de precaução e atenção redobrada, é possível aproveitar os benefícios do PIX sem cair em fraudes. E como os golpistas estão sempre criando estratégias novas, é sempre bom ficar atento aos comunicados das instituições financeiras e do Banco Central.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis