Governo vai reduzir impostos para baratear carros populares

Anúncio foi feito hoje pelo vice presidente Geraldo Alckmin

Hoje, dia 25 de maio, comemora-se o Dia da Indústria. Pegando essa data como plano de fundo, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros populares, com preços mais baixos. 

O anúncio das medidas ocorreu hoje de manhã após reunião com representantes de entidades do setor automotivo e outros ministros. 

Redução de tributos

Segundo Alckmin, que também é ministro do setor (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), haverá redução dos impostos e outros encargos que incidem sobre o preço dos carros zero-km. Dessa forma, IPI, Pis e Cofins terão alíquotas menores.  

O benefício será válido para carros que custem até R$ 120.000. De acordo com o vice-presidente, “quanto menor o carro, maior será o desconto” dos tributos. Além disso, haverá maior redução para carros que poluem menos e aqueles que têm maior porcentagem de peças fabricadas no Brasil. 

Destaques sobre *** por e-mail

Alckmin anunciou novas linhas de crédito para as empresas e, mais uma vez, cobrou a redução da taxa de juros. Para se ter uma ideia, atualmente, os carros zero mais baratos do país têm preço inicial em torno de R$ 68 mil. 

A redução do preço dos carros se dará através de Medida Provisória. O ministério da Fazenda pediu 15 dias para avaliar a questão de forma técnica, explicando melhor como a isenção de impostos será compensada no Orçamento.

Uso do FGTS está fora de questão

Uma das medidas que chegou a ser cogitada foi a liberação de até 15% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para bancar a compra de carros novos. Todavia isso está fora de questão. O ministro do Trabalho e Emprego, Rogério Marinho, já criticou  e se pronunciou totalmente contra essa atitude.

Em declarações, Marinho disse que não é essa a função social do FGTS. Afinal, este pode ter saque apenas em situações pontuais, como demissão por justa causa, compra da casa própria e doença grave do trabalhador ou de algum dependente.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis