Lista de material escolar 2023 está 30% mais cara

Início de ano é época de adquirir o material, por isso olhe as dicas

Com a chegada de um novo ano, mais contas vão pesar no orçamento familiar. Estamos falando especificamente  da lista de material escolar 2023. Um verdadeiro pesadelo para os pais que precisam realizar muitas pesquisas antes de comprar.

A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares prevê aumento de até 30% no preço desses produtos.

Os pais devem estar atentos para itens que não podem ser pedidos pela escola, como algodão, canetas de lousa, carimbo, copos descartáveis, esponja para pratos, entre outros.

Caso o consumidor considere a lista escolar abusiva ou tenha dúvidas quanto ao pedido de materiais, deve procurar primeiramente a instituição de ensino. Caso não haja solução, procure o Procon.

Dicas para economizar na hora de comprar

Destaques sobre *** por e-mail

  • Reaproveite o material escolar do ano anterior: verifique na mochila do seu filho tesouras, apontadores, canetinhas, compassos, réguas e até cadernos podem ser reutilizados no ano seguinte.
  • Compre o material escolar o quanto antes: não deixe para última hora, os valores podem estar bem mais elevados;
  • Pesquise o preço em diversas lojas: compare o preço de material escolar em sites e nas lojas físicas. Os preços podem variar de uma loja para outra, por isso dividir as compras pode te dar os melhores descontos;
  • Verifique item por item da lista: pode ser que você economize fazendo compras no atacado ou junto a outros pais;
  • Defina quanto pretende gastar: mantenha um foco no que consta na lista e não se esqueça de atualizá-la retirando os materiais que serão reutilizados do ano anterior. Planeje antes de ir às compras, impondo um limite para ser gasto em cada item;
  • Não leve os filhos para escolher: converse com eles antes para que negocie os itens para não comprometer mais do que o valor proposto na hora das compras do material escolar infantil;
  • Procure comprar os livros didáticos em sebos ou faça trocas com outros pais na própria escola. Alguns estabelecimentos realizam “feiras de trocas” e com isso os valores podem cair em até 50%.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis