Nova carteira de identidade já está valendo. Veja as mudanças

Novo documento vem com QR Code e código internacional, o MRZ

Atenção, todos os cidadãos para essa notícia que fará parte do cotidiano. O novo Registro Geral (RG) ou carteira de identidade já está disponível para emissão em diversos estados do Brasil.

 

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi criada com o objetivo de simplificar o dia a dia dos cidadãos, além de facilitar o processo de identificação, substituindo o RG pelo número do CPF.

 

A alteração foi foi uma determinação do Decreto nº 10.977, de 2022. Além do número de identificação, outras mudanças foram feitas, por exemplo, a criação da CIN digital.

Destaques sobre *** por e-mail

 

Assim, os cidadãos podem acessar o documento pelo celular, além de poderem utilizar um QR Code incluído no novo modelo físico.

 

A finalidade do QR Code é proporcionar mais segurança aos cidadãos, já que, por meio dele, é possível saber se o documento foi roubado ou perdido, dificultando ainda mais as operações fraudulentas e golpistas no país.

QRCode

A nova CIN tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento.

 

Foi incorporado também um código internacional usado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso do RG como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.

Versão Digital

Brevemente, os brasileiros terão acesso à nova CIN também em formato digital, pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. 

 

Após emitir o documento impresso, o usuário poderá baixar o app nas lojas IOS ou Android, fazer o cadastro, e acessar o documento pelo telefone celular, pelo tablet ou pelo computador. Também em breve, o Detran.RJ ampliará o acesso ao novo documento para cidadãos de outras faixas etárias.

Quem deve emitir o novo documento?

O prazo de validade da nova CIN varia conforme a idade da pessoa: é de 5 anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado.

 

Pelo decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior terá validade no país até 28 de fevereiro de 2032.

Apenas daqui a nove anos, portanto, os usuários precisarão ter obrigatoriamente a nova Carteira de Identidade Nacional, o que permitirá uma transição gradual para o novo modelo. Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.

Outras mudanças

Todavia, além das alterações descritas outras mudanças previstas pelo decreto, publicado no Diário Oficial da União, que estabelece as novas normas atreladas ao RG. 

 

  • Adoção do padrão internacional código MRZ (permitirá o uso na identidade na qualidade de passaporte em países do mercosul); 
  • Autenticação do documento através do Qr code; 
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento; 
  • No novo RG constará a naturalidade do cidadão; 
  • Novo prazo de validade, a depender do perfil da pessoa; 
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de orgão ou não; 
  • Validade em todas as regiões do país. 
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis