O que é a Lei do Estágio? Quais os direitos garantidos?

A Lei do Estágio (Lei N.º 11.788) entrou em vigor somente no ano de 2008 com o objetivo de regulamentar como seriam os serviços de estágio em todo o país, assim como os direitos e deveres pertencentes à empresa contratante e ao contratado. 

Entre as principais determinações da lei, decidiu-se que a carga horária máxima seria de 30 horas semanais com seis diárias – não podendo ultrapassar esse limite – junto ao trabalho somente nos dias úteis. As férias são garantidas de modo bastante semelhante ao CLT: 30 dias após 12 meses de atuação (podendo variar de acordo com a quantidade de faltas do funcionário). 

Vale salientar que o estagiário não tem direitos a assinar a carteira e, na maioria das vezes, trabalha somente com base em contrato.  Se o trabalho fora de curso não for obrigatório e estar sendo realizado apenas por vontade do estudante, a empresa tem a obrigação de oferecer o auxílio-transporte. 

O salário pode ser inferior ao mínimo previsto em lei, que atualmente está em R$ 1100. O valor varia de acordo com a profissão e região, sendo desde sem remuneração até R$ 1200 por mês.  Por fim, quem se encontra nesta modalidade tem o direito de folgar em todos os feriados, sejam eles nacionais ou religiosos. 

Onde encontrar vagas de estágio?

Destaques sobre *** por e-mail

Existem  vários portais online que permitem estudantes da graduação encontrarem oportunidades de emprego. No entanto, o principal deles é o Linkedin: basta preencher o currículo online e se cadastrar nas vagas de empresas que aparecem tanto em Home Office quanto presenciais. 

O Linkedin também é uma boa forma de conseguir Network e mais oportunidades de vagas assim que se formar. Para conseguir chamar a atenção de recrutadores, é interessante ter bons hábitos com os logaritmos como publicar com frequência, curtir e comentar outras publicações etc. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis