Pix ganha novas regras para evitar fraudes e dar mais segurança

As medidas visam dar mais segurança e proteção aos usuários

O Banco Central anunciou duas resoluções que detalham o funcionamento da “jornada sem redirecionamento”, que viabilizará a oferta do Pix em carteiras digitais e os pagamentos por aproximação na modalidade, além de diminuir as etapas para os pagamentos online.

A implementação dessa funcionalidade será obrigatória a partir de novembro de 2024 para as instituições detentoras de conta que movimentaram 99% das transações de iniciação de pagamento, e a partir de janeiro de 2026 para as demais instituições detentoras de conta participantes obrigatórias no Pix.

O PIX por aproximação funcionará por meio das carteiras virtuais, semelhante ao que ocorre atualmente com os cartões de débitos e crédito — sem que o cliente tenha de abrir o aplicativo da instituição financeira.

Entenda as mudanças

Nos casos em que o dispositivo de acesso eletrônico ao Pix, celulares ou computadores, não estiver cadastrado no banco, as transações não poderão ser maiores que R$ 200.  

Destaques sobre *** por e-mail

Quando houver a mudança para um celular desconhecido, o limite diário de transações instantâneas via Pix não poderá ultrapassar R$ 1.000.

Para transações fora destes limites, o novo dispositivo de acesso ao Pix (celular ou computador) deverá ser previamente cadastrado pelo cliente no banco para realizar as transferências, assim como nos casos em que o usuário mudar de aparelho.

Segundo o Banco Central, essa exigência de cadastro se aplica apenas a aparelhos que nunca tenham sido usados para iniciar uma transação por Pix, para não causar inconvenientes aos clientes que já usam um dispositivo eletrônico específico.

A ideia é diminuir a possibilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles já em uso pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar as transações por Pix, quando houver o roubo ou conhecimento de login e senha do cliente.

Pix Automático

O Banco Central também aprovou a nova data de lançamento do Pix Automático, que será disponibilizado para a população em 16 de junho de 2025.

Espécie de débito automático pelo Pix, o mecanismo facilitará cobranças recorrentes, como mensalidade de escolas, academias, planos de saúde, portais de notícias e streaming, além de concessionárias de serviços públicos

Para o pagador, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente. Já para o usuário recebedor, o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis