Quanto vale o seu trabalho? Aprenda a definir o salário que merece
Veja a seguir algumas dicas para calcular este valor e colocar em seu currículoEm um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, uma das etapas mais cruciais (e muitas vezes intimidantes) do processo de busca ou progressão profissional é a definição da pretensão salarial. Afinal, quanto vale o seu trabalho?
Acertar nesse ponto é fundamental não apenas para a satisfação pessoal e financeira, mas também para o sucesso na negociação com empregadores
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse assunto.
Como definir minha pretensão salarial?
É bom refletir com calma sobre sua pretensão salarial para cada vaga que se inscrever. Lembre-se de que nenhum trabalho é igual a outro, então você precisa se atentar a múltiplos detalhes para entender quanto seria uma remuneração justa para aquela experiência em específico.
Dicas para definir sua pretensão salarial
Confira nossas dicas para determinar sua pretensão salarial.
1. Média salarial do mercado
Um bom ponto de partida é realizar uma pesquisa do mercado de trabalho para descobrir quanto ganham, em média, outros profissionais da mesma área, na mesma função e com experiências similares às suas.
Além disso, pode ser interessante considerar o porte de cada empresa e como a remuneração varia entre empresas grandes, médias e pequenas.
2. Converse com outros profissionais
Descobrir o salário de outros profissionais já é uma tarefa complicada. Uma boa forma de obter essa informação é expandindo sua rede de contatos e buscando construir relações com outros na sua área, sejam juniores ou seniores.
Além de entender melhor a remuneração dos profissionais, você adquire novos conhecimentos e compartilha seu aprendizado com outros que vivem a mesma realidade profissional.
3. Considere seus custos
Ao determinar sua pretensão salarial, também é importante calcular os custos de vida como moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer, etc. Este custo varia bastante conforme o estilo de vida, profissão, rotina e cidade de moradia do profissional, por isso deve ser contabilizado com realismo.
Reflita sobre como será a sua rotina no novo trabalho e pense nos tipos de gastos que terá regularmente. Use essa informação para calcular sua pretensão salarial.
4. Pense na sua experiência
Considere a experiência concreta que você tem na área. Você já atuou nessa função? Se sim, as atividades eram similares às da vaga atual? Quanto tempo de experiência você tem?
Vale lembrar que experiência não está estritamente relacionada ao tempo de atuação: o que conta é o seu nível de conhecimento, domínio e preparo para lidar com aquelas atividades.
Busque relacionar sua trajetória profissional com a nova experiência. Assim será mais fácil mensurar o valor do seu trabalho.
Devo colocar minha pretensão salarial no currículo?
Para currículos generalistas, feitos para nenhum processo seletivo específico, não é recomendável incluir a pretensão salarial junto às informações do seu CV. O ideal nestes casos é que você discuta sobre remuneração com o recrutador na hora da entrevista.
Em alguns casos, uma empresa pode solicitar que se inclua a pretensão salarial no currículo. Você pode, então, incluí-la conforme instruído pelo anúncio da vaga.
Como você já estará personalizando o currículo para uma vaga específica, aproveite para ajustar as informações para destacar as experiências mais relevantes para aquela vaga.