Abono salarial libera último lote no dia 15
O abono salarial é fornecido pela Caixa Econômica Federal e pode ser acessado através do aplicativo Caixa TemTrabalhadores com carteira assinada (CLT) que nasceram em novembro e dezembro: se você viu os demais recebendo o abono salarial do PIS/Pasep e se sentiu excluído, não se preocupe, pois o seu pagamento está a caminho. Aqueles que têm aniversário nesses meses começam a receber o abono a partir de 15 de agosto.
O abono é fornecido pela Caixa Econômica Federal e pode ser acessado através do aplicativo Caixa Tem. Este ano, o pagamento refere-se ao exercício de 2023, e é importante notar que o montante a ser recebido varia de acordo com o total de meses trabalhados no ano-base. Para os que trabalharam o ano inteiro, o valor é equivalente a um salário mínimo.
É válido ressaltar que os pagamentos para funcionários do setor privado e do setor público ocorrem através de programas distintos:
PIS (Programa de Integração Social) é destinado ao setor privado, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é para o setor público.
Todo trabalhador com registro CLT tem direito ao abono do PIS/Pasep? A resposta é não. Além de ser ou ter sido um trabalhador CLT, você deve cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Gov.br:
- Ter uma carteira assinada por um período mínimo de cinco anos;
- Receber até dois salários mínimos a cada mês;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias durante o ano-base;
- As informações do empregado devem ter sido corretamente registradas pelo empregador no RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).
Você pode verificar sua situação pelos seguintes meios:
- Portal Gov.br;
- Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
- Central de Atendimento Alô Trabalho, cujo telefone é 158.
Veja o calendário de recebimento do PIS/Pasep para 2025:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 17 de março
- Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15 de agosto