Abono salarial tem novos depósitos a partir de 16 de junho

Os valores do abono são ajustados de acordo com o tempo de serviço, com um teto que corresponde a um salário mínimo
- Anúncio -

A nova rodada de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep teve início na semana anterior, com depósitos realizados para aqueles nascidos nos meses de maio e junho. Os próximos depósitos estão programados para começar no dia 16 de junho, destinados aos que nasceram em julho e agosto.

Os valores do abono são ajustados de acordo com o tempo de serviço, com um teto que corresponde a um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518.

Os trabalhadores do setor privado têm direito ao PIS, que é gerido pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos têm acesso ao Pasep, disponibilizado pelo Banco do Brasil. Os valores poderão ser retirados até o dia 29 de dezembro.

Este benefício atende aos trabalhadores que, durante o ano-base, tiveram uma média de renda mensal de até dois salários mínimos (no caso, referentes ao ano de 2023).

Abaixo, encontra-se o calendário de pagamentos do PIS/Pasep para 2025. Ao longo do texto, haverá também um espaço dedicado a perguntas frequentes sobre o abono salarial.

Abono salarial

Para descobrir se tem direito ao abono, o trabalhador pode utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Na tela inicial, ele deve selecionar “Benefícios” e, em seguida, clicar em “Abono salarial”. A próxima etapa é clicar em “Consultar”.

Outra alternativa é acessar o portal gov.br ou utilizar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como o ALÔ TRABALHO (Disque 158) ou uma unidade local do MTE.

Elegível para receber

Para poder acessar o abono, é necessário atender a algumas condições:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter uma média de salário que não ultrapasse dois salários mínimos no ano de referência (2023, aplicável aos pagamentos de 2025);
  • Ter trabalhado formalmente por um período mínimo de 30 dias durante o ano de referência;
  • As informações devem estar atualizadas pelo empregador, que deve ser uma entidade jurídica, no sistema da Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/e-Social.

Saque do PIS

  • Para quem possui conta: o valor do PIS é creditado diretamente nas contas correntes ou poupanças dos beneficiários, incluindo as contas no Caixa Tem. O acesso ao dinheiro pode ser feito utilizando o cartão do banco, internet banking ou pelo aplicativo Caixa Tem;
  • Para quem não tem conta, mas possui Cartão Social: é possível retirar o valor utilizando o Cartão Social e a senha em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, agências da Caixa, ou em correspondentes Caixa Aqui;
  • Para quem não possui conta nem Cartão Social: será necessário apresentar um documento oficial com foto em qualquer agência da Caixa para efetuar o saque.

Retirar o Pasep

Para os clientes do Banco do Brasil: o Pasep é creditado diretamente na conta.

Para aqueles que não são correntistas do BB:

  • Acesse o portal gov.br e faça o login;
  • Escolha “Serviços para você” e clique em “Receber o Abono Salarial”.
  • Clique novamente em “Solicitar o Abono Salarial” e preencha as informações requeridas.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis